Na noite de 28 de fevereiro, o céu vai nos dar um presente incrível: sete dos oito planetas do Sistema Solar vão estar alinhados, e cinco deles vão dar para ver a olho nu!
Vale mencionar que esse fenômeno, que é conhecido como alinhamento planetário, é uma chance única para quem ama admirar o universo. É bom deixar claro que esse alinhamento não é como uma fila indiana, com os planetas um atrás do outro, mas sim como se eles estivessem na mesma região do céu, formando uma linha imaginária.
O astrônomo Philip C. Plait explicou que um alinhamento perfeito, com todos os planetas alinhados em linha reta, só aconteceria daqui a bilhões de anos, o que é uma coisa meio fora da nossa realidade.
Outro detalhe importante é que durante esse fenômeno de fevereiro, Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte vão poder ser vistos sem precisar de nenhum equipamento especial.
Já para conseguir ver Urano e Netuno, vai ser preciso usar binóculos ou telescópios. E para ter uma experiência mais legal, o ideal é observar o céu em lugares que não tenham muita poluição luminosa.
Quando será possível ver o alinhamento de novo
É importante mencionar que apesar do alinhamento planetário ser raro, outros eventos parecidos estão previstos para acontecer ainda nesse século.
O próximo grande alinhamento com sete planetas já está marcado para 6 de maio de 2492, mas é importante mencionar que nem todos os planetas vão poder ser vistos sem equipamento, dependendo de onde eles estiverem no céu.
Para quem é mais curioso, outro detalhe importante é que tem ferramentas como o Stellarium Web que mostram a posição dos planetas em tempo real, mesmo se o céu estiver nublado ou não tiver as melhores condições para observar.