Algo que muitas pessoas andam comentando sobre o sabor dos chocolates de marcas que a gente tanto gostava, como Nestlé e Garoto, é que está muito diferente. Comentários sobre a queda na cremosidade, na dificuldade de mexer e as mudanças no sabor e muito mais.
Quem está sentindo mais isso são os confeiteiros e os apaixonados por chocolate. O motivo dessa mudança toda está na forma como o chocolate é feito.
Segredo da qualidade do chocolate
Para fazer um chocolate gostoso de verdade, o segredo está na quantidade de sólidos de cacau que ele tem. Outro detalhe importante é que esses sólidos incluem a massa de cacau, ou líquor de cacau, e a manteiga de cacau.
Esses dois elementos são os responsáveis pelo sabor, pela textura e por ser mais fácil de trabalhar com o chocolate. Quanto maior a concentração desses sólidos de cacau, mais puro e sofisticado o chocolate vai ser.
Chocolates que são considerados premium, como os da Callebaut e Unique, ou os bean to bar, que são feitos diretamente com a amêndoa do cacau, têm uma composição mais simples e pura. Eles usam massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e, em alguns tipos, leite e um pouco de lecitina de soja para melhorar a textura.
Vale mencionar que esses chocolates não têm adição de cacau em pó, gordura vegetal, estabilizantes ou aromatizantes, e é por isso que a qualidade deles é muito maior.
Já os chocolates mais baratos, como Nestlé, Garoto e Melken, geralmente colocam outros ingredientes que substituem parte dos sólidos de cacau, tipo gorduras vegetais e estabilizantes. Isso faz com que o custo de produção seja menor, mas diminui bastante o sabor e a textura do produto final.
Por que os chocolates mudaram?
É importante mencionar que essas mudanças nos chocolates que a gente conhece tem a ver com a vontade das indústrias de ganhar mais dinheiro e também para se adaptar ao que o mercado está pedindo.
Por exemplo, usar gordura vegetal no lugar da manteiga de cacau é mais barato e ajuda a produzir em maior escala. Mas outro detalhe importante é que essa troca diminui a qualidade do chocolate.
Além disso, o tipo de chocolate afeta como ele vai ser usado na cozinha. Chocolates mais puros são perfeitos para fazer coisas que exigem mais cuidado, como bombons e trufas, enquanto os chocolates de menor qualidade podem dar trabalho na hora de mexer.