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Gol e Fusca podem ser destronado com carro que promete consumir 17,3 km/l

Por Leticia Florenço
09/06/2025
Em Colunas, Mais Tendências
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Volkswagen - Reprodução

Volkswagen - Reprodução

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Após décadas de protagonismo com o Gol e o Fusca, dois dos modelos mais icônicos do mercado brasileiro, a Volkswagen aposta alto em um novo nome: o Volkswagen Tera. Mais do que apenas mais um SUV compacto, o Tera nasce com a difícil missão de herdar o legado de veículos que atravessaram gerações.

O Tera não é só mais um SUV no mercado. Ele traz detalhes nostálgicos que homenageiam o passado, como a silhueta do Gol e do Fusca estampadas discretamente no vidro traseiro. Esse toque é simbólico e poderoso, pois reconecta emocionalmente os fãs da marca com sua história.

Mas não se trata apenas de memória afetiva. O design do Tera também é atual, com linhas modernas, proporções bem resolvidas e um visual robusto que atende ao gosto do consumidor brasileiro, cada vez mais interessado em SUVs.

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Consumo inteligente

Se há um ponto onde o Volkswagen Tera realmente impressiona é no consumo de combustível. Em tempos de alta nos combustíveis e crescente consciência ambiental, um carro que entrega até 17,3 km/l na estrada (e 11,5 km/l na cidade) sem qualquer tipo de eletrificação é digno de destaque.

Essa eficiência o coloca à frente de concorrentes diretos e faz do Tera uma escolha lógica para quem busca economia a longo prazo, sem abrir mão do conforto de um SUV.

Desempenho

O motor 1.0 turbo flex de três cilindros entrega 116 cavalos com etanol, o que é suficiente para a proposta do carro, mas o desempenho está longe de ser o destaque do modelo. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, o Tera é mais lento que rivais como o Fiat Pulse ou o Renault Kardian.

No entanto, é importante considerar o equilíbrio da proposta. O Tera não foi desenhado para esportividade, mas sim para conforto, eficiência e segurança, aspectos que ele entrega com competência.

Conforto e estabilidade

A Volkswagen é conhecida por seu compromisso com uma boa experiência de condução, e o Tera segue essa tradição. A suspensão McPherson na dianteira e o eixo de torção na traseira oferecem um conjunto bem acertado, garantindo estabilidade nas curvas e conforto em pisos irregulares.

Outro ponto positivo é a posição de dirigir elevada e ergonômica, que melhora a visibilidade e traz aquela sensação de controle que os motoristas de SUVs tanto apreciam.

Segurança em primeiro lugar

Segurança é um critério inegociável no mercado atual, e o Tera chega bem equipado. Entre os destaques, estão:

  • Seis airbags
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Assistente de permanência em faixa

Esses recursos colocam o modelo em patamar competitivo mesmo diante de opções mais caras.

Interior tecnológico e bem acabado

O Tera mostra que mesmo um SUV de entrada pode ser bem equipado. Na versão High, o painel digital de 10,25 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas chamam a atenção. Ambos contam com integração para Apple CarPlay e Android Auto.

Embora o acabamento interno ainda use plástico rígido, os detalhes em couro sintético e o bom encaixe das peças garantem uma boa percepção de qualidade. O espaço interno também é razoável, com destaque para o porta-malas, que atende bem ao uso familiar.

Se o tempo consolidará o Tera como um novo clássico, só saberemos daqui a alguns anos. Mas, pelas primeiras impressões, desempenho comercial inicial e proposta de valor, o SUV compacto da Volkswagen está no caminho certo para se tornar o próximo capítulo memorável da história automotiva nacional.

Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

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