Com o avanço tecnológico, mais casos de golpes financeiros tem surgido. Isso porque, muitas vezes, os golpistas se aproveitam da falta de conhecimento para aplicar os seus golpes.
Por esse motivo, é importante você ficar atento a tudo o que você precisa fazer para evitar surpresas no seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Veja como evitar surpresas
Muitas vezes, os bandidos enviam links para o seu e-mail, por SMS e até pelo WhatsApp para conseguir hackear os seus dados. Por isso, é importante que você não clique em links suspeitos.
Saiba que o seu banco tem acesso à todas as suas informações, uma vez que você precisou dar os seus documentos para abrir conta. Por isso, desconfie de ligações pedindo informações pessoas, como o número de algum documento ou senhas de acesso.
É importante que você tenha cadastrado um e-mail válido no seu aplicativo do FGTS. Assim, sempre será notificado caso seja feita alguma movimentação, com ou sem o seu conhecimento.
O Banco Central possui um sistema que monitora empréstimos e movimentações feitas com o seu CPF. Para isso, basta acessar o portal Registrato e conferir se tem algo que pareça errado.
Como os criminosos conseguem seus dados
Antes de tudo você precisa entender que o roubo de dados do FGTS pode ser feito de diversas formas. Mas, os golpistas costumam obter informações a partir do seu CPF e do seu nome completo. Basta essas duas informações para que o golpista tenha acesso a dados vazados na internet.
Muitas vezes, esses dados são vazados quando a vítima os fornecem para sites que não são seguros. Por isso, é importante ficar atento em quais lugares você está inserindo o número do seu cartão de crédito, de um documento ou as suas senhas.
Como é feito o golpe usando o saque-aniversário do FGTS
Um dos golpes mais comuns é através do Saque Aniversário do FGTS. Para aplicá-lo, o golpista usa os dados pessoais do trabalhador para acessar o aplicativo do FGTS, assim, cadastra um novo e-mail em nome do criminoso.
Com o novo cadastro, o golpista realiza a adesão do saque-aniversário e permite a retirada de uma parcela anula do Fundo de Garantia. Dessa forma, sem que a vítima perceba, o golpista saca os valores, deixando o trabalhador vulnerável e no prejuízo.