A Academia Brasileira de Ciências destaca, em diversos estudos, o papel central da inovação nacional na construção de tecnologias que impactaram o planeta em diferentes áreas.
Vale mencionar que apesar de, muitas vezes, não receberem o devido reconhecimento, várias invenções criadas no Brasil se tornaram referência global em setores como telecomunicações, informática, medicina e aviação.
Sendo assim, vale destacar que nomes como Santos Dumont, Vital Brazil, Nélio José Nicolai e Alex Kipman estão entre os brasileiros que contribuíram decisivamente para o avanço científico e tecnológico, com criações que até hoje moldam o cotidiano de milhões de pessoas.
Invenções que são um pioneirismo
É importante mencionar que um dos maiores ícones da inovação brasileira é Alberto Santos Dumont, que realizou o primeiro voo com um avião autopropelido mais pesado que o ar, o 14-Bis, em 1906. A façanha inaugurou os rumos da aviação moderna.
Na medicina, Vital Brazil desenvolveu em 1903 o soro antiofídico, que revolucionou o tratamento de mordidas de cobra e salvou incontáveis vidas. Já no campo das comunicações, o padre Roberto Landell de Moura protagonizou a primeira transmissão de voz por rádio em 1893, um marco mundial nas telecomunicações.
Outro detalhe importante é o computador Patinho Feio, construído na Universidade de São Paulo (USP) em 1972, considerado um divisor de águas na história da computação no país.
Urna eletrônica, Kinect e outras inovações que mudaram o jogo
Dessa forma, algumas tecnologias largamente utilizadas hoje também têm DNA brasileiro. A urna eletrônica, implementada oficialmente em 1996 e criada por Carlos Prudêncio, garantiu maior transparência e eficiência nas eleições do Brasil e serviu de modelo para outros países.
O identificador de chamadas, ou BINA, desenvolvido por Nélio José Nicolai, também é uma invenção nacional que transformou a forma de se comunicar ao permitir saber quem está ligando antes mesmo de atender.
Além disso, o engenheiro brasileiro Alex Kipman foi peça-chave na criação do Kinect, dispositivo de interação para jogos eletrônicos que dispensava controles físicos, marcando uma nova era na indústria do entretenimento.
Vale mencionar que o Brasil também contribuiu com soluções do cotidiano, como o escorredor de arroz e o filtro de barro, além de inovações como o Stereobelt, precursor do Walkman, desenvolvido por Andreas Pavel, brasileiro naturalizado.