O cinema brasileiro viveu uma era de grande transformação nas últimas décadas. Filmes de diversos gêneros e temáticas conquistaram o coração do público, e alguns se tornaram fenômenos de bilheteira.
Na última década, a popularidade de produções nacionais cresceu consideravelmente, levando vários filmes a alcançar marcas impressionantes de público nos cinemas brasileiros. Com base em dados da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do site Filme B, vamos explorar os filmes brasileiros mais assistidos nos últimos anos, focando nas produções que marcaram presença nos cinemas desde 2010.
Nada a Perder (2018) – A Biografia de Edir Macedo
- Direção: Alexandre Avancini
- Produção: Record Filmes
- Público: 12.184.373
- Ano: 2018
Nada a Perder se destacou como o filme brasileiro com o maior público da história recente, conquistando mais de 12 milhões de espectadores nos cinemas. A biografia de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, abordou sua trajetória desde a juventude até a criação do império da Igreja Universal.
A produção foi um fenômeno de audiência, em grande parte devido ao apoio maciço da instituição religiosa, que incentivou seus fiéis a assistirem ao filme. A obra não apenas alcançou uma marca expressiva, mas também gerou discussões sobre o poder das instituições religiosas na indústria do entretenimento.
Minha Mãe É uma Peça 3 (2019) – A Continuação do Sucesso Familiar
- Direção: Susana Garcia
- Produção: Downtown Filmes
- Público: 11.608.254
- Ano: 2019
A saga de Dona Hermínia, interpretada por Paulo Gustavo, conquistou o Brasil com suas situações hilárias e personagens cativantes. Em sua terceira edição, Minha Mãe É uma Peça 3 foi o filme mais assistido de 2019, com mais de 11 milhões de espectadores.
A personagem Dona Hermínia, uma mãe superprotetora e cheia de manias, virou um ícone da comédia nacional, sendo aclamada tanto por sua abordagem universal quanto pela performance única de Paulo Gustavo. Este sucesso de público comprovou a popularidade das comédias familiares e o carinho do público por filmes que retratam situações cotidianas com humor.
Os Dez Mandamentos – O Filme (2016) – O Poder das Produções Religiosas
- Direção: Alexandre Avancini
- Produção: Record Filmes
- Público: 11.305.479
- Ano: 2016
Baseado na novela homônima da TV Record, Os Dez Mandamentos – O Filme conquistou uma audiência impressionante, superando os 11 milhões de espectadores. A adaptação da história bíblica que narra a trajetória de Moisés, desde sua infância até a libertação do povo hebreu, foi uma produção de grande porte que também teve um forte apoio de grupos religiosos.
A obra não só reafirma o crescimento do cinema religioso no Brasil, mas também evidenciou como o conteúdo espiritual pode alcançar grandes audiências, ultrapassando as barreiras do público tradicionalmente associado a este tipo de filme.
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro (2010) – O Retorno do BOPE ao Cinema
- Direção: José Padilha
- Produção: Zazen Produções
- Público: 11.146.723
- Ano: 2010
A sequência de Tropa de Elite, que estreou em 2010, manteve a fórmula de sucesso do primeiro filme, ampliando ainda mais a crítica social ao retratar o combate ao tráfico de drogas e à corrupção nas favelas cariocas. Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro se tornou um grande sucesso de público, não apenas no Brasil, mas também no exterior.
O filme, que conta com um elenco de peso e direção afiada de José Padilha, foi um marco do cinema nacional, sendo um dos filmes mais assistidos da década. A obra abordou temas como a guerra entre facções criminosas e o dilema moral enfrentado pelos policiais, gerando discussões tanto sobre o papel das forças de segurança quanto sobre as políticas públicas de combate à violência.
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) – O Clássico que Transcende Gerações
- Direção: Bruno Barreto
- Produção: Luiz Carlos Barreto
- Público: 10.735.524
- Ano: 1976
Lançado em 1976, Dona Flor e Seus Dois Maridos se consolidou como um dos maiores sucessos de público da história do cinema brasileiro. A adaptação da obra de Jorge Amado contou com uma trama que mistura romance, comédia e drama, narrando a história de Dona Flor, que se vê dividida entre dois maridos: o falecido Vadinho, um homem boêmio e irreverente, e o viúvo Teodoro, um homem sério e responsável. O filme é um clássico da cinematografia brasileira e sua popularidade continua até hoje, sendo amplamente assistido por novas gerações.
Com produções que dialogam com questões sociais, familiares e até espirituais, o cinema brasileiro tem se tornado cada vez mais relevante, e suas produções vêm sendo reconhecidas não apenas pela crítica, mas também por um público fiel e crescente.