De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso adequado do câmbio automático em carros elétricos é fundamental para garantir segurança e preservar os sistemas do veículo.
Apesar de oferecerem mais conforto na direção, esses modelos exigem atenção especial ao enfrentar ladeiras, especialmente no que diz respeito à escolha do modo de condução.
Isso porque manter o câmbio automático na posição “D” (Drive) em subidas ou descidas acentuadas pode comprometer tanto o desempenho do carro quanto a integridade de componentes essenciais, como a transmissão e o sistema de frenagem.
Combinação indispensável para carro elétrico
Quando um carro elétrico desce uma ladeira com o câmbio em “D”, o sistema de transmissão pode manter marchas mais altas visando a economia de energia.
Porém, esse comportamento faz com que o veículo ganhe velocidade rapidamente, exigindo o uso constante dos freios. Com o tempo, essa prática pode levar ao superaquecimento do sistema de frenagem, reduzindo sua eficácia e aumentando o risco de acidentes.
É importante mencionar que o freio motor, sistema que utiliza o próprio motor para desacelerar o veículo, atua como um grande aliado nessas situações.
Muitos carros elétricos contam com modos como “L” (Low), “B” (Brake) ou “S” (Sport), que mantêm o carro em marchas mais baixas e aumentam a força de frenagem regenerativa, aliviando a necessidade de usar o pedal de freio com frequência. Dessa forma, o condutor consegue controlar a velocidade do veículo com mais segurança e eficiência.
Outro detalhe importante é que, em subidas, o modo “D” também pode ser um obstáculo. Em alguns casos, o carro pode apresentar dificuldades para manter o torque necessário, exigindo mais do motor e da transmissão. Utilizar modos apropriados ajuda a entregar mais força e evita que o veículo recue em ladeiras.
Modo Neutro é um erro comum e perigoso
Vale mencionar que muitos motoristas ainda acreditam que descer ladeiras no modo “N” (Neutro) pode economizar energia.
Entretanto, essa prática não só compromete a segurança ao desativar o freio motor, como também pode aumentar o consumo de energia, já que o sistema perde a capacidade de fazer a regeneração da bateria durante a desaceleração.
Além disso, veículos modernos possuem sistemas eletrônicos que gerenciam de forma inteligente a injeção de energia, favorecendo o corte de fornecimento em determinadas situações, como ladeiras longas com regeneração ativa. Sendo assim, manter o carro em “Drive” ou, pior ainda, em “Neutro”, anula essa tecnologia.