Nos últimos cinco anos, os carros elétricos apresentaram uma taxa de pane significativamente inferior em comparação aos veículos a combustão, conforme dados fornecidos pela ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club), a maior associação automobilística da Europa.
Os carros elétricos, em comparação com os a combustão, são geralmente mais simples, especialmente no que se refere a componentes móveis e manutenção. Eles não requerem substituição constante de fluidos e seus sistemas de frenagem têm uma durabilidade significativamente maior. Contudo, quando surgem falhas, os reparos costumam demandar a expertise de técnicos especializados.
Quebra de carros
- Carros elétricos apresentaram uma taxa média de 4,2 panes a cada 1.000 veículos entre 2020 e 2022, enquanto os modelos a combustão registraram 10,4 panes no mesmo período.
- A taxa de panes dos carros elétricos caiu de 8,5 panes por 1.000 veículos em 2020 para 1,7 em 2022.
- Os carros a combustão também tiveram queda, de 12,9 para 5,4 panes por 1.000 veículos entre 2020 e 2022.
- A principal causa de pane nos veículos elétricos é a bateria de 12V, responsável por 50% das falhas em 2024.
- Outras causas de pane nos elétricos incluem o motor e sistema de alta voltagem (18%), pneus (13%), alternador e motor de partida (10%) e problemas com a chave ou imobilizador (3%).
- Nos carros a combustão, a bateria de 12V também é a principal causa de pane, representando 45% das falhas.
- Outras causas de falhas nos carros a combustão incluem alternador e motor de partida (23%) e motor e sistema de gerenciamento (10%).
A ADAC destaca que a diminuição das panes nos carros elétricos é fruto do aprimoramento das tecnologias e da experiência adquirida pelas fabricantes, que conseguiram solucionar diversos problemas iniciais. Com o passar dos anos, a resistência dos modelos tem aumentado, e as taxas de falhas caído consideravelmente, evidenciando o progresso da indústria de veículos elétricos.