O ensino em tempo integral nas escolas públicas do Brasil registrou um avanço expressivo, de acordo com o Censo Escolar 2024. A proporção de matrículas nessa modalidade cresceu de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024, alcançando aproximadamente 965 mil alunos.
Esse aumento coloca o país mais perto da meta de 25% prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024. A expansão do tempo integral faz parte de uma política do Ministério da Educação (MEC) voltada a ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, promovendo melhores condições para o aprendizado e o desenvolvimento educacional.
Estudantes de outras categorias
Esse avanço ocorre em um cenário em que o total de matrículas na educação básica apresentou uma leve retração: foram registradas 47,1 milhões em 2024, cerca de 216 mil a menos que no ano anterior, o equivalente a uma queda de 0,4%. A maior parte desses estudantes está nas redes municipais (49,1%), muitas das quais operam com estrutura reduzida.
- As matrículas em creches cresceram de 3,41 milhões em 2021 para 4,38 milhões em 2024.
- O atendimento escolar em creches alcançou 38,7% das crianças de até 3 anos de idade.
- Um terço das crianças em creches (33,1%) está matriculado na rede privada.
- Cerca de 52% das creches privadas possuem convênio com o poder público.
- As matrículas na pré-escola ficaram estáveis, com 5,30 milhões em 2024.
- A estagnação das matrículas frustrou a expectativa do MEC de crescimento após perdas entre 2019 e 2021.
- Em 2024, 294,2 mil estudantes frequentavam escolas com educação indígena.
- No mesmo ano, 279 mil estudantes estavam em unidades localizadas em comunidades quilombolas.
- Mais de 398,2 mil estudantes viviam em áreas de assentamento da reforma agrária.
O Censo Escolar, conduzido todos os anos pelo Inep em parceria com as redes estaduais e municipais de ensino, é o principal instrumento de monitoramento da educação básica no Brasil. Suas informações servem de base para a distribuição de recursos, o planejamento de políticas públicas e a avaliação do cumprimento das metas educacionais em âmbito nacional.