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60 mil vítimas do INSS já foram ao Correios

Por Jeferson da Rosa
02/06/2025
Em Mais Tendências, Colunas
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60 mil vítimas do INSS já foram ao Correios - Imagem: Agência Brasil

60 mil vítimas do INSS já foram ao Correios - Imagem: Agência Brasil

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Desde a última sexta-feira, 30 de abril, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passaram a contar com um novo canal de apoio para tratar de possíveis descontos irregulares em seus benefícios: as agências dos Correios.

A medida, fruto de uma parceria entre o governo federal e a estatal, foi anunciada após investigações da Polícia Federal revelarem fraudes envolvendo cobranças indevidas realizadas por entidades associativas.

Em apenas alguns dias, mais de 60 mil beneficiários procuraram atendimento presencial nos Correios em busca de esclarecimentos, contestações e acompanhamento das solicitações de ressarcimento.

60 mil vítimas do INSS já foram ao Correios

O serviço dos Correios funciona como uma extensão do próprio INSS, oferecendo aos beneficiários a possibilidade de consultar se há descontos vinculados a associações, sindicatos ou entidades que, muitas vezes, não foram autorizadas.

Ao comparecer a uma das mais de cinco mil agências habilitadas, o aposentado pode solicitar a verificação de seu histórico de benefícios e identificar possíveis irregularidades.

Caso encontre um desconto que não reconhece, ele tem o direito de registrar uma contestação imediatamente no próprio local.

Além disso, poderá acompanhar o andamento da análise, sem precisar retornar a uma agência do INSS ou recorrer a meios digitais com os quais muitos não estão familiarizados.

Esse atendimento é gratuito e, nas agências com sistema de gestão de filas ou balcões preferenciais, os idosos têm prioridade. A Advocacia-Geral da União (AGU) acompanha o processo de perto e afirma que todas as vítimas da fraude devem ser ressarcidas até o fim do ano.

Embora os pagamentos estejam previstos no orçamento de 2025, a expectativa é que os recursos venham principalmente de bens e valores bloqueados de 12 entidades investigadas por práticas ilegais.

Beneficiários do INSS ficaram com medo de novo golpes e preferem atendimento direto nos Correios

De acordo com o governo, a iniciativa de levar o atendimento aos Correios responde à realidade de milhares de aposentados que enfrentam dificuldades para usar ferramentas digitais do INSS, como o aplicativo ou central de atendimento telefônico, além do medo que muitos ficaram de novos golpes.

Muitos, como explicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, preferem o atendimento pessoal, por sentirem mais confiança no contato direto. Para o governo, garantir acesso fácil e seguro à informação é essencial para assegurar o direito dos beneficiários.

Um balanço oficial da operação está previsto para o dia 4 de junho, quando deve ser anunciado o cronograma de pagamentos após acordo com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

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