O Transtorno de Personalidade Narcisista é um distúrbio que provoca desajuste nas normas sociais, culturais e psicológicas, manifestando-se em aspectos como cognição, emoções, relações sociais e controle de impulsos, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). É caracterizado por comportamentos atípicos que definem a personalidade narcisista.
O diagnóstico do Transtorno de Personalidade Narcisista envolve a identificação de um padrão persistente de grandiosidade, falta de empatia e necessidade de admiração. Indivíduos com esse transtorno priorizam seu próprio bem-estar e sucesso, o que pode tornar o convívio difícil e levar a comportamentos manipulativos para alcançar seus objetivos.
Personalidade narcisista
O narcisismo se manifesta em diferentes intensidades. Nos casos mais leves, a busca por atenção está associada ao desejo de elevar a autoestima. Já nos casos mais severos, os indivíduos podem adotar comportamentos questionáveis para alcançar seus objetivos.
O desenvolvimento do transtorno pode ser influenciado por fatores genéticos e ambientais. Uma teoria aponta que cuidadores excessivamente críticos ou, por outro lado, excessivamente favoráveis e admiradores, podem ter dificultado a formação de uma identidade estável na criança. Algumas pessoas com esse transtorno possuem habilidades ou talentos notáveis, o que leva a uma forte associação de sua autoimagem com a admiração e aprovação dos outros.
‘Sintomas’ mais comuns
- Sentimento de superioridade: Acreditam ser superiores aos outros, esperando tratamento especial e desrespeitando quem consideram inferiores.
- Busca incessante por atenção: Estão sempre em busca de reconhecimento, o que pode levar a atitudes para se destacarem, como se expor nas redes sociais.
- Manipulação e mentiras: Mentem para evitar responsabilidades ou para se destacar, frequentemente criando histórias mais complicadas quando confrontados.
- Fuga de responsabilidades: Tendem a se colocar no papel de vítimas, manipulando situações para evitar críticas e transferir a culpa a outros.
- Falta de empatia e dificuldades com críticas: Demonstram pouca capacidade de perceber os efeitos de suas ações nos outros e reagem negativamente a feedbacks construtivos.