O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua, em 2025, com o calendário regular de pagamentos para aposentados e pensionistas. Em março, mais uma rodada de depósitos está sendo realizada para milhões de beneficiários em todo o país.
Porém, com a chegada de abril se aproximando, cresce a expectativa entre beneficiários do órgão sobre a liberação do 13º salário. A principal dúvida é se, assim como em anos anteriores, o governo federal optará por antecipar as parcelas do abono anual.
13º salário em 2025 para aposentados: confira todas as atualizações
O 13º salário é um benefício adicional garantido aos segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
O valor corresponde a um doze avos do benefício mensal por mês de recebimento durante o ano, sendo proporcional nos casos em que o segurado não recebeu o benefício durante todos os meses.
Tradicionalmente, esse pagamento para aposentados e pensionistas é dividido em duas partes: a primeira sem descontos e a segunda com os devidos abatimentos de impostos, como o Imposto de Renda, quando aplicável.
Segundo a regra geral, o 13º salário do INSS costuma ser pago seguindo o calendário padrão: primeira parcela no mês de agosto e a segunda em novembro, uma forma de garantir reforço financeiro nas vésperas das festas de fim de ano.
No entanto, desde 2020, o governo tem antecipado os repasses como medida de estímulo econômico e apoio aos aposentados e pensionistas durante os primeiros meses do ano. Com isso, muitos receberam as duas parcelas entre abril e maio.
Apesar da expectativa, até o momento o Ministério da Previdência e o INSS não divulgaram as datas oficiais para o pagamento do 13º em 2025, e portanto, ainda não se sabe quando esses valores serão liberados neste ano.
Caso o cronograma tradicional seja mantido, o abono começará a ser pago em agosto. Se a antecipação for confirmada novamente neste ano, é provável que os pagamentos ocorram entre abril e maio, seguindo o mesmo modelo adotado nos últimos anos.
Além dos aposentados, quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Têm direito ao 13º salário todos os segurados do INSS que recebem benefícios de natureza previdenciária, como aposentadorias, pensões e auxílios temporários. Ou seja, aposentados, pensionistas e quem recebe auxílio-doença.
Contudo, é necessário destacar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por ser um programa assistencial, como o Bolsa Família, não estão incluídos no pagamento do 13º salário.
Ficar atento aos canais oficiais do INSS, como o aplicativo “Meu INSS”, é fundamental para não perder nenhuma atualização sobre o calendário.