Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Substituir o leite materno por fórmulas lácteas artificiais causa efeitos adversos na saúde cardiovascular das crianças.

Por Jeanne Carvalho

25/10/2021 às 09h39 - Atualizada 25/10/2021 às 09h39

A amamentação nos primeiros dias de vida está associada à redução da pressão arterial. Essa é a conclusão de um estudo recente, desenvolvido pelo Canadian Healthy Infant Longitudinal Development e publicado no Journal of the American Heart Association. O estudo alerta para os efeitos adversos da substituição do leite materno por fórmulas lácteas artificiais para a saúde cardiovascular em idade adulta, no entanto, a quantidade de amamentação necessária para atingir esse benefício é desconhecida.

Foram analisadas 2.382 crianças com dados completos sobre alimentação e pressão arterial no inicio da vida.

Este estudo foi composto por 3 grupos e foram avaliados os valores de tensão arterial aos 3 anos de idade, em cada um dos grupos.

– Crianças amamentadas apenas durante o período de internamento hospitalar pós-parto

– Crianças amamentadas ao longo dos 2 anos de vida

– Crianças não amamentadas

Verificou-se que no grupo de crianças não amamentadas, os valores de tensão arterial eram superiores aos aferidos em crianças amamentadas, independentemente do período de duração da amamentação.

O conteúdo continua após o anúncio

Estes resultados reforçam a importância do apoio precoce para promover a amamentação, evitando a introdução de fórmulas lácteas artificiais, as quais estão associadas a valores mais elevados de tensão arterial aos 3 anos de idade, com potenciais implicações na saúde cardiovascular da criança.

Você está grávida e quer se preparar para a amamentação? Faça uma consultoria em amamentação e fique por dentro de tudo para ter uma amamentação de sucesso. Nossa clínica Neonascer oferece consultoria personalizada para tirar todas as suas dúvidas, seja na gravidez ou após o parto o parto. Agenda agora pelo telefone 32 3321 6967 ou acesse nosso site www.neonascer.com.br

A leitura do artigo completo está disponível aqui: https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/JAHA.120.019067

 

 

 

Jeanne Carvalho

Jeanne Carvalho

Fisioterapeuta, acupunturista. Saúde da mulher e assistência humanizada ao nascimento. Cuidados do pré-natal ao pós-parto. Siga meu instagram.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia