Ao recomendar o indiciamento de 81 pessoas, a CPI da Pandemia do Senado entrou para o topo do ranking de comissões que mais pediram ao Ministério Público Federal e outros órgãos a abertura de processo contra investigados. A liderança se mantém com a CPI Mista dos Correios, em 2006, que pediu o indiciamento de mais de cem pessoas – a maioria deputados federais e empresários envolvidos no Mensalão. Em 2004, a CPI do Banestado, após um ano e meio de investigações, sugeriu o indiciamento de 91 pessoas. E, em 2019, a Comissão que investigou contratos internacionais do BNDES pediu o indiciamento de mais de 50 pessoas.
Efeito judicial
Consequência da CPI dos Correios: 40 pessoas foram denunciadas pelo então procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza. A PF fez a limpa nas ruas.
Já…
…o atual PGR, Augusto Aras, é ainda uma incógnita sobre os denunciados da Pandemia.
Noivo de 2022
A mesa com expoentes nacionais do PSD na filiação de Rodrigo Pacheco no Memorial JK mostra que ele é o noivo de 2022 para chapas presidenciais. Tem cacife para ser candidato ao Planalto ou vice. O nome está no cartório.
Paulo Octavio
Anfitrião da filiação no Memorial, Paulo Octavio, comandante do PSD no DF, mostrou seu poder: tudo na política local passa por ele.
Cabo de guerra
O Progressistas e o PL travam um cabo de guerra pela filiação do clã Bolsonaro (presidente e filhos). O chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas-PI), e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, usam as mesmas táticas e ofertas na tentativa de garantir a filiação do mandatário: quantos palanques cada um têm nos Estados e o mapeamento de votos de 2018 e perspectivas para ano que vem.
Cabo de guerra 2
Estão em jogo o controle de diretórios e palanques para as eleições de 2022. Como se sabe, Bolsonaro quer repetir a posição que tinha no PSL, de “dono” da legenda. Mas Ciro e Valdemar são “gatos escaldados” da política; querem Bolsonaro nas respectivas legendas, mas sob o controle deles. Ouve-se de deputados do PL que a filiação do presidente é questão de dias. Deputados do Progressistas alardeiam o mesmo.
Taxar o sol?
Roberto D’Araujo, do Instituto Ilumina, enviou aos 81 senadores uma carta com um apelo. Com base em cálculos de consumo e de uso das linhas de transmissão, o ex-membro do conselho de Furnas pede que barrem no Senado o PL 5829/19, aprovado pela Câmara, que taxa os telhados solares pelo uso da rede.
Brasil Verde
Recém-eleito presidente do Brasil Verde – consórcio que visa articulação internacional dos Estados e organiza as ações internas na área ambiental – o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), defende três frentes para superar os problemas referentes ao clima.
Tem salvação
A primeira é a redução das emissões de carbono por meio da plantação de florestas. A segunda são investimentos em inovação tecnológica com políticas públicas, empreendedorismo e o consumo responsável. E a terceira frente é a de adaptação, com obras de contenção de comportas, barragens, saneamento básico.
COP 26
“O problema do Brasil é o que estamos vivendo nesse momento e o país vai chegar como um vilão na COP 26 porque estamos com um nível de desmatamento e de queimadas muito intenso”, alerta Casagrande.
ESPLANADEIRA
# Paula Rabelo, do iFoodCard, e Maria Costa, da Givex, serão primeiras mulheres brasileiras a se apresentarem no evento global de varejo, NRF Retails, com inscrições a partir de novembro. # EducationUSA promove, do dia 3 a 10 de novembro, LL.M Webinar Series – evento gratuito de Mestrado em Direito nos EUA. # Omega lança Movimento Luz Livre – rumo à liberdade energética, com mobilização em Brasília. # Insider e C6 Bank criam camiseta em apoio à comunidade LGBTQIA+ e lucro obtido pelas vendas será destinado à ONG Mães Pela Diversidade. # OLX aponta crescimento de 688% em vendas e 545% na procura de itens com termos “Halloween” ou “Dia das Bruxas”.