Ícone do site Tribuna de Minas

Reduto do MDB

leandro mazzini
PUBLICIDADE

A articulação do presidente Jair Bolsonaro com os presidentes da Câmara e do Senado para “sepultar” a taxação de energia solar reforça a insatisfação do Governo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A atual diretoria da reguladora é ocupada por indicados pelo MDBe DEM com mandatos que só vencem em 2022, último ano do governo Bolsonaro. Além do ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o ex-presidente José Sarney e o ex-senador Valdir Rauppsão os padrinhos dos diretores da agência.

Consulta

Aberta pela Aneel em outubro do ano passado, a consulta que prevê a redução gradual de subsídios para consumidores que geram a própria energiafoi duramente criticada por parlamentares.

PUBLICIDADE

Revisão

À época, o diretor da Aneel, Rodrigo Limp, indicado pelo DEM, foi à Câmara e alegou que a revisão já estava prevista desde 2015 e tem o objetivo de evitar que consumidores não produtores paguem pela geração distribuída.

Desobediência

PUBLICIDADE

Auditores fiscais se rebelaram contra a implantação do projeto-piloto de ponto eletrônico nas unidades da Receita Federal em Brasília.Pregam “desobediência coletiva” e recomendam que a categoria ignore o sistema.

Plano B

PUBLICIDADE

Com a coleta de assinaturas – para ser criada – em ritmo lento, a Aliança Pelo Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro, já traça um plano B e mapeia coligações para as eleições municipais.

Alianças

As conversas sobre possíveis alianças nos estados miram candidaturas do Podemos, PSC, DEM, Cidadania e Novo. Para a legenda ser oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral, são necessárias 500 mil assinaturas válidas.

PUBLICIDADE

Aposta

Deputados da oposição apostam que a MP (914/19) do Governo, que altera a eleição de reitores das universidades federais e institutos técnicos, será derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.

Sem urgência

PUBLICIDADE

“Não há urgência ou qualquer outro elemento cabível para que uma mudança como essa seja feita por Medida Provisória”, pontua o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que lançou um abaixo-assinado virtual – com 50 mil adesões, até agora – contra a MP.

Repúdio

A Ordem dos Advogados do Brasil aprovou por unanimidade uma moção de repúdio à “manifestação desrespeitosa, preconceituosa e discriminatória das pessoas com deficiência” feita pelo empresário Luciano Hang, das lojas Havan, em uma rede social.

Frevo no pé

O maior carnaval do mundo começou no domingo com as prévias nas ladeiras de Olinda (PE). Com o tema “AFantasia é Você”, a folia só termina no dia 26 de fevereiro com o Bacalhau do Batata. A previsão é de que mais de um milhão de foliões cheguem à cidade.

Sair da versão mobile