Ícone do site Tribuna de Minas

Amo ela, a moela!

Antonio Capa
PUBLICIDADE

A moela de frango ao molho é um petisco servido em porções em dezenas do butecos de JF. Normalmente ela chega à mesa regada no molho de tomate, e invariavelmente acompanhada de um pão francês fatiado, sendo quase um pecado servir esse prato sem o referido pão. Explico: ele serve tanto para equilibrar a moela sobre a fatia para a mordida, bem como também é usado para uma variação tupiniquim do hábito italiano conhecido como “fare la scarpetta”, quando, após comer a massa, os ítalos passam o pão pelo prato aproveitando todo aquele molho saboroso. Aqui chamamos de “limpar o prato” mesmo, e com a moela o costume de fazê-lo é quase um ritual nos butecos, ainda que em algumas variações mais elaboradas de preparo possamos ver o petisco sem o tradicional acompanhamento, ganhando outras guarnições tão interessantes quanto.
E com pão ou não, vou deixar aqui uma série de dicas de botequins de Juiz de Fora onde você pode se deliciar com uma boa moelinha e apaixonar-se pelo prato também!

Bar du Buneco

Bar du Buneco

No Bar du Buneco a moelinha de frango figura tanto no cardápio quanto na estufa, sendo servida com um saboroso molho e o pão fatiado como acompanhamento. Macia e saborosa, essa é uma autêntica receita de boteco da qual todos ficam fãs logo após experimentar o prato.
Rua Eugênio Fontainha 337 – Manoel Honório

Bar do Torresmo – Foto Junior Faria

Bar do Torresmo

Para comprovar todo o potencial da moela como petisco, sempre lembro do título do Comida di Buteco que ela deu ao Bar do Torresmo em 2018, quando o prato batizado como “Moelinha à moda de buteco” chegou à mesa dos clientes com moela acompanhada de batata e torradas, levando a melhor nota dentre os concorrentes daquele ano e sagrando-se a campeã dos botequins.
Avenida Darcy Vargas 31 – Ipiranga

PUBLICIDADE
Bar do Brejo – Foto Junior Faria

Bar do Brejo

E se você achou que um título só foi pouco pra comprovar o quanto é querida a moela, saiba que o Bar do Brejo já havia conquistado um título do Comida di Buteco, em 2013, quando a moelinha apareceu no prato “Dupla do Brejo”, acompanhada de linguiça e servida ao molho. Uma receita que até hoje leva muita gente até Benfica para experimentar – e comprovar – o quanto essa dupla ficou boa.
Rua Sebastião Garcia 933 – Benfica

PUBLICIDADE
Bar Rainha

Bar Rainha

E bem no Centro de Juiz de Fora, no primeiro boteco na monarquia dos botequins, o Bar Rainha serve sua moelinha diariamente, sendo um dos petiscos mais pedidos da ampla estufa que ocupa a frente do estabelecimento. Por ali o cliente pode pedir uma moelinha no palito para acompanhar um trago de cachaça rápido ou mesmo a porção do petisco, muito bem servida por sinal, para relaxar nas mesas do bar enquanto toma sua cerveja estupidamente gelada.
Rua Barão de São João Nepomuceno 134 – Centro

Bar do Antonio

Bar do Antonio

No Bar do Antonio a moelinha é tão caprichada no molho que ela vem à mesa numa cumbuca, acompanhada de muito pão pra gente fazer o ritual de limpar o prato – ou a cumbuca – sem deixar nenhum vestígio do que havia ali quando a louça voltar pra cozinha: vai voltar pra lá branquinha, sem um pingo de molho! Afinal, a gente não vai deixar nada pra trás deste prato tão saboroso, não é verdade?!
Rua José Lourenço 1262 – São Pedro

PUBLICIDADE
Deck Choperia Salvaterra

Deck Choperia Salvaterra

E literalmente estrelando na categoria petiscos do JF Sabor 2021, a moelinha ganhou um preparo pra lá de bonito e saboroso no Deck Choperia Salvaterra. O prato leva a moela ao molho de tomate e pimentões coloridos com musseline de abóbora cabotiá, mostarda levemente refogada e crispy de alho poró, e chama-se “Amu-ela-sô”, tornando-se inspiração para o título desta coluna de tão bacana essa homenagem ao nosso amado petisco .
Avenida Deusdedith Salgado 4735 – Loja 8 – Salvaterra

Sair da versão mobile