Mês passado, dei aqui dicas de vários bolinhos, um petisco que sempre encontramos nos melhores botequins. Hoje, tá aí mais uma série de petiscos para os leitores provarem. Experimente!
Bolinho de Feijoada
Vou começar falando do Empório do Sabor, afinal, foi com um bolinho que eles conquistaram o título do concurso Comida di Buteco de 2019. O bolinho de feijoada, segundo consta, é receita criada pela chef carioca Katia Barbosa, simpática jurada do reality Mestre do Sabor. Por aqui, foi o Thiago Nonato o responsável por dar sua versão para o bolinho. É verdade que o Empório nos serve uma excelente comida de botequim e não seria diferente com essa receita também. Pra começar, ele chega à mesa coberto por saborosos crispies de bacon. O bolinho tem casquinha crocante, massa de feijão e no recheio recebe couve, paio, lingüiça calabresa e carne seca que ficam melhores ainda com o molho agridoce de laranja ou o vinagrete picante servidos como acompanhamento. Uma feijoada completa, na forma de bolinho.
Empório do Sabor
Rua Henrique de Novais 166 – Lourdes
Tel.: 3236-7760
Croquete de torresmo
O Totonho Happy Hour está sempre apresentando alguma boa ideia para petiscar por lá, para todos terem uma boa experiência nos momentos de lazer no botequim. Pensando naqueles que querem sentar em suas mesas pra um bate-papo ou pra aproveitar a bela vista da Mata do Krambeck, tomando uma cerveja protegido do sol pelos ombrelones, eles sempre trazem um petisco novo pro cardápio. Dessa vez, temos o croquete de torresmo pra fazer companhia pra gente. Crocantes e saborosos, têm massa de torresmo triturado e em seu recheio pedacinhos de carne e queijo que casaram perfeitamente com uma boa cerveja, sempre servida estupidamente gelada por lá. Uma dica preciosa, como sempre são os pratos do Totonho.
Totonho Happy Hour Avenida Brasil 6345 – Shopping Jardim Norte Tel.: 3321-1056
Bolinho de queijo
O Bar Du Leo figurou na nossa última lista pelo bolinho de bacalhau, mas hoje volta aqui por um prato delicioso que faz a gente suspirar: o bolinho de queijo. Sugiro pedir em unidades, e ele chegará a sua mesa, naquela bela praça, num pratinho com um guardanapo sequinho, sem engordurar, e no formato de um croquete. Na primeira mordida você sente a casquinha crocante e o aroma inconfundível do potente parmesão. O queijo tem o sabor aliviado numa mistura de massa muito macia, que derrete na boca. O amigo Daniel Neto, o Nenel do Baixa Gastronomia de Belo Horizonte, é fã do petisco e quando vem a JF come pelo menos uns quatro a cada visita ao Bar Du Leo. Sabe tudo esse Nenel!
Bar Du Léo Rua Uruguaiana, 72 – Jardim Gloria Tel 3215-9112
Bolinho Cervejeiro
O pessoal da Cervejaria Escola Mirante dá aula quando o assunto é cerveja boa. Sou fã da sour de frutas vermelhas da casa, uma cerveja campeã. Mas não ficam pra trás quando falamos de petisco: o bolinho cervejeiro é receita deles e só se encontra ali. E de tão bom, costuma até acabar tamanho o número de pedidos dos clientes. Trata-se de linguiça de pernil moída, temperada com especiarias, mostarda e malte, afinal, se a casa é da cerveja, um bom malte é sempre bem vindo. Dica: experimente com mostarda escura! Fica ótimo! E o bônus especial do lugar é um belo por do sol, que você pode curtir a vontade. Só não se esqueça de pedir o bolinho, se não ele acaba e vai fazer falta pra ornar aquela foto bacana pro seu Instagram.
Cervejaria Escola Mirante Km 796,7 BR-040 – Salvaterra Tel.: 99907-7444
Tá achando que agora acabou? Pois me parece que as receitas de bolinho são infinitas nos butecos de JF! É tanta coisa boa que vai acabar virando um livro (pelo menos um livro de receitas já seria ótimo, não é verdade?) Agora mesmo tenho mais um coluna em “fase de degustação” e em breve você lê as dicas aqui, não deixe de acompanhar!