Ícone do site Tribuna de Minas

Festival Gastronômico Germânico

DSC 0018 2
PUBLICIDADE

A tradicional festa alemã do Bairro Borboleta chega a sua 24ª edição e, como sempre, vem trazendo novidades. No Festival de Gastronomia Alemã, que completa o seu quinto ano e acontece junto com a festa, poderemos experimentar uma série de receitas apresentadas pelas cozinhas dos restaurantes presentes, em que os descendentes germânicos nos mostram novas versões de comidas alemãs tradicionais. Aí surge mais uma ótima alternativa aos clássicos pratos que já conhecemos e que todos os anos nós experimentamos por lá, como salsichão, joelho de porco,  batatas recheadas e tortas doces.

Não se preocupe em pronunciar com perfeição os nomes das barracas ou pratos, porque o negócio é aproveitar os temperos e escolher um bom chope das 12 cervejarias presentes para harmonizar com as várias receitas do festival. Para começar, eu recomendo o Schnitzel da barraca Layer, que completa 24 anos de participação na festa e traz um crocante e saboroso filé de pernil à milanesa, acompanhado da clássica salada de batatas e do pão alemão. Para dar um toque especial, aproveite a geleia de abacaxi com pimenta que acompanha e seja feliz.

PUBLICIDADE

E tem muito mais

PUBLICIDADE

As almôndegas sempre fazem sucesso no festival. Neste ano, chegam às mesas em duas versões apetitosas: a barraca Rhein traz uma versão de carne suína e bovina, com purê de banana da terra. Já a barraca Neuschwanstein (ufa, penei para escrever essa aí! rs) apresenta sua versão de almôndega num blend de carne suína e bovina temperado com anchovas e molho rosé com alcaparras, denominado KönigsbergerKlopse (ufa de novo!). Gostou? Pois ainda tem marreco, costelinha e filé suíno ao molho de mostarda, joelho ao molho de champignon e muito mais te esperando.

Mas se você quiser manter a tradição e optar pelos pratos mais pedidos nos restaurantes, quem sabe um belo eisben satisfaça sua fome? Trata-se de um tenro joelho de porco, normalmente defumado, servido com salada alemã, feita com batatas e maionese. E também o chucrute, outro ícone da culinária alemã, receita de repolho em conserva que combina  muito bem com a carne de porco e aparece na maioria dos pratos tradicionais ou do festival junto do, sempre presente, pão alemão, que os visitantes gostam de levar para casa quando vão embora da festa, isso depois de comer uma bela fatia de torta alemã de sobremesa.

PUBLICIDADE

Viu só?! Se é para ter festa, esse pessoal sabe fazer a coisa certa. Muita comida, bebida, dança e cultura alemã em dez dias de comemoração pelos 160 anos da colonização em Juiz de Fora. Agora é só se programar, e vamos juntos festejar com esse pessoal bacana e que sabe tudo da boa cozinha. Prosit!

24º DeutschesFest – Festa Alemã do Borboleta

PUBLICIDADE

De 6 a 16 de setembro, a partir das 18h (durante a semana) e a partir das 10h (nos finais de semana e no feriado de 7 de setembro), na Rua José Lourenço, Bairro Borboleta

 

Crédito:

PUBLICIDADE

Fotos: João Paulo do Santos / # JP Mídia

Sair da versão mobile