Um dos ingredientes que apareceu em várias receitas no Comida di Buteco deste ano foi a língua de boi. É um corte diferenciado, que dá certo trabalho no preparo, mas que entrega uma textura inigualável e aceita muito bem os temperos dos nossos hábeis cozinheiros.
Ainda que muita gente pouco habituada aos balcões de bares torça o nariz, arregale os olhos ou fique de orelha em pé ao ouvir que o ingrediente está na receita que irá vir à mesa, todos os nossos sentidos vão aprovar o prato logo na primeira mordida na língua. Deixe-me indicar os quatro butecos de JF que escolheram este ingrediente para suas receitas e, que na minha humilde opinião, merecem nossa visita!
Bar do Antônio
A receita vem de longe, lá do início do Bar do Antônio, e é um resgate do prato que ganhou ainda mais sabor nessa versão concorrente ao título do concurso. A Língua Agasalhada é servida ao molho de provolone, queijo que agrega ainda mais sabor e textura ao prato, e é servida dentro de uma autêntico pão artesanal de malte cervejeiro, acompanhado ainda de batatinhas “capeta”, em conserva e picantes.
Bar do Torresmo
Aqui a língua chegou de forma totalmente diferenciada: frita e empanada! Elsimar e Patrícia capricharam na receita e mostraram que a língua é versátil e nem sempre precisa vir à mesa servida ao molho. São nacos quadrados de língua _ exclusivamente a parte da frente do corte _ que são cozidos, depois empanados em ervas frescas e parmesão e finalmente fritos para compor o prato que ganha a companhia de um salsa de jiló com pimenta de cheiro e maçã verde.
Petisqueira
O Casal 20 dos Butecos de JF, Roberto e Valquiria, juntaram na Paixão Mineira dois ingredientes que casam perfeitamente: língua de boi e rabada! Ainda que diametralmente opostos se considerarmos o boi, eles se complementam numa receita que ainda ganhou a companhia de polenta frita e agrião fresco na finalização. Me lembrei do filme “Feitiço de Áquila”, no qual o casal protagonista, apaixonado, não podia se encontrar devido a um feitiço. Mas a paixão venceu ao final. E aqui na Petisqueira é assim, o amor prevalece e, independente das notas dos jurados, eles sempre ganham nossos corações (e estômagos também!).
Pão Moiado
O atual campeão do Comida di Buteco ousou ainda mais em 2024: inseriu na receita, além da língua de boi, outro petisco clássico de botequim e que eu aposto que a nova geração sequer conhece ou já provou! Trata-se da sambiquira, uma parte do frango que fica na ponta do rabo do animal, isso mesmo, ali onde fica o penacho dos galináceos. Na receita do campeão, a língua é cozida ao ponto e salteada com azeite de ervas, e a sambiquira , por sua vez, recebe um toque de alho frito e ervas frescas.