Quando recebi a notícia da abertura do Don Fredon Defumaria, no Bairro Alto dos Passos, logo me animei, pois soube que a carta de drinks do lugar é assinada pelo amigo Malcon, da Carías Coquetelaria, que levou pra lá, a fim de preparar suas receitas, outro amigo meu, o bartender Yan Cevidanes, excelente profissional que chacoalha as coqueteleiras e monta os mais bonitos e saborosos drinks da casa.
Para melhorar, outro grande amigo tem tocado e embalado as noites da casa, com muita música boa e repertório agradabilíssimo, o Gabriel Costa, o que tornou a ida ao Don Fredon inevitável. Faltava-me, somente, atender ao convite do Fred Vergueiro, proprietário que deu seu nome ao bar no vocábulo Fredon, acompanhado do pronome Don, que aqui, em minha opinião, remete a mestre, pois é isso que ele é quando o assunto é a arte de assar carnes e muito mais em seu defumador.
Aliás, cabe aqui uma informação interessante: Fred se preocupou em inserir a defumação brasileira como referência em seus pratos. No caso, as receitas ganham um novo sabor ao passar pelo defumador da casa – que foi criado pelo próprio Fred – para agregar o defumado ao aroma e paladar dos alimentos, complementando e melhorando o que já é valorizado na nossa culinária nacional (e não somente tornar a carne defumada quase negra e cheia de temperos dry rub, como é típico no BBQ).
Dito isso, vale agora recomendar os pratos da casa, que nos enchem os olhos nas fotos da coluna, contando com entradas, porções para compartilhar, burgers caprichados para a hora da fome, pratos individuais e refeições para a família toda, incluída aí a sobremesa. Tudo, absolutamente tudo, defumado e com aquele toque esfumaçado que a gente tanto curte. Lembro ainda que Fred mantém parceria com a Vegusta, e o público que busca por pratos veganos também vai se deliciar com receitas defumadas pelo nosso mestre.
Para beber e se divertir
Como disse logo no início, o Malcon da Carías Coquetelaria se encarregou de um cardápio de drinks interessantíssimo e exclusivo, que foi dividido com referência aos elementos água, terra, ar e fogo. São várias opções de bebidas com destaque para as elaboradas com cachaça Dom Bré e com a vodka premium Attas, ambas produzidas em nossa região. Aqui valorizamos o local, e como eu sou bairrista por demais, amei a ideia.
O chope também e juiz-forano, do Mr. Tugas, e sai geladíssimo de uma trave de torneiras que ornamenta um belo balcão repleto de banquetas. Aliás, falando em beleza, não poderia deixar de elogiar o ambiente, muito confortável e bem elaborado, ótimo para assistirmos a um bom jogo de futebol – na última quarta eu mesmo vi o Flamengo sagrar-se campeão por lá, para a decepção do amigo Yan, um autêntico vascaíno que, naquele dia, havia se convertido a corintiano. A casa promove também nossos músicos, como o Gabriel Costa que vem animando o lugar nos finais de semana.
Por lá também rolam apresentações de stand-up ou, em dias especiais, um autêntico churrasco fogo de chão. O Fred ainda promove uma brincadeira entre seus bartenders e os clientes, quando o resultado de um jogo de dados decide se o drink vai pra conta ou vira cortesia. E ainda há o Dia do Dom, quando o nosso anfitrião se junta a Dom Bré e faz promoções com drinks com a cachaça do Alambique Guarani.
Bem, só me faltava mesmo ver tudo isso presencialmente, como fiz, podendo abraçar meus amigos, bebericar, comer e ouvir boas histórias por lá. Saí do bar com mais um amigo, o Fred, que é um cara bacana demais e que, como prometeu, vai trazer ainda mais novidades para o bar e para a cidade. Aguardemos, mas, por hora, vou brindando por lá, e curtindo tudo que o Don Fredon Defumaria nos oferece! Vamos Juntos?!
Instagram: @donfredondefumariajf
End.: Rua Padre João Emílio, n.º 36 – Alto dos Passos
Dias e Horários: Qua, Qui, Sex a partir das 18:00h
Sab e Dom a partir das 10:00h