Ícone do site Tribuna de Minas

Tradicional cervejaria mineira comemora 10 anos de sua reinauguração

Saison Irish capa
PUBLICIDADE

Pedro Peters é o atual dono da Cervejaria Barbante, no Bairro São Pedro, antiga Colônia de Cima, como era conhecido o bairro na época da colonização alemã em Juiz de Fora. Ele é descendente do primeiro cervejeiro mineiro: seu tataravô Sebastian Kunz, que chegou aqui com os colonos alemães lá em 1858. Sentindo falta da bebida tradicional da Alemanha, criou a nossa primeira cerveja mineira, a Barbante. O nome é decorrente do processo de amarração das rolhas das garrafas: como a cerveja acumulava pressão após o envase, era necessário amarrar as rolhas com barbante para que elas não estourassem e se perdesse o precioso líquido, fruto do trabalho de nosso primeiro mestre cervejeiro. Um salve ao senhor Sebastian Kunz.

A fábrica funcionou por muitos anos, certamente trouxe alegria aos colonos alemães daquela época e esteve aberta até a morte de seu fundador, quando encerrou as atividades. Em 2008, Pedro Peters decidiu resgatar a história cervejeira da família e retomou a fabricação no mesmo espaço em que ela existiu na época da fundação. Agora, a cervejaria mais tradicional de Minas comemora 10 anos: o espaço  tornou-se um verdadeiro sítio gastronômico com diversas opções da culinária nacional, alemã e também italiana. Além da tradicional cozinha da cervejaria, já conhecida e apreciada pelos frequentadores de lá, o lugar possui outros dois ambientes: um destinado à culinária italiana, num ambiente reservado, intimista e agradável, com uma bela lareira e um forno a lenha, onde são preparados pizzas, calzones e risotos; e também o Café Barbante, um local aberto e muito charmoso, ótimo para ficar apreciando toda a amplitude do sítio, com suas árvores,  plantas e decoração rústica que remete à antiga cervejaria, como os barris de cerveja que agora servem como mesas por lá. Além dessa comodidade e conforto, o espaço ainda conta com estacionamento próprio, é pet friendly (pode levar seu pet, na coleira), tem wi-fi e até delivery de chope para sua festa, caso não queira fazer sua comemoração por lá, afinal a casa está pronta para receber eventos de pequenos e médios grupos também.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Comer e beber

A Cervejaria Barbante conta com vários tipos e estilos de chopes artesanais que vão agradar a todos os gostos e paladares: tem os tradicionais Pilsen, Red, Weiss e Stout, sempre os mais pedidos. E também estão sempre plugados nas torneiras os chopes Witbier, Vienna e Ipa. Ficou na dúvida e não sabe por onde começar? Peça então o menu degustação que chega na mesa todo colorido com sete versões de chope em copos de 100ml. É bonito até de se ver, e beber é melhor ainda.

PUBLICIDADE

No entanto, como estamos falando de aniversário de 10 anos, o Pedro tratou de lançar mais uma opção bacana em comemoração à data, feito em parceria com a Cervejaria Gavioli: um estilo versátil em harmonizações gastronômicas e que vem agradando muito os cervejeiros “tropicais” do Brasil: um saison, estilo tradicional que leva frutas em sua receita. Nesse caso, a manga, fruta abundante em nossa região, entrou na composição do chope e traz, além de sua refrescância, os aromas e sabores suaves, dando uma linda tonalidade amarela à cerveja.

Para acompanhar, eu sugiro a vocês um prato delicioso que, só pelas fotos, faz a gente salivar: um belo Irish Filet, que chega à mesa com tornedor de filet mignon ao molho de cerveja red-ale (não poderia faltar, né) com champignon, acompanhado de um arroz cremoso leve e saboroso e batatas fritas da casa: toda salpicada de ervas, crocantes por fora e macias por dentro, como devem ser.

PUBLICIDADE

Contudo não para por aí:  a cozinha ainda serve várias outras opções de pratos que vão desde peixes, carnes e a tradicional culinária alemã, com salsichões e eisbein, o joelho de porco, que por aqui é servido desossado, com batatas e chucrute. E, como eu disse, a culinária italiana também está lá, esperando seu pedido por um prato típico, que também vai “casar” “perfeitamente com os vários estilos de chope das torneiras do Barbante. Depois é só passar no café para uma sobremesa ou um belo expresso, ou quem sabe um chope a mais, porque, já que estamos na mais tradicional fábrica de cerveja de Minas Gerais, vamos aproveitar, né?!

Cervejaria Barbante

Quarta e quinta de 19h à meia noite, sexta de 19h às 02h, sábado de 12h às 02h e domingo de 12h às 16h

PUBLICIDADE

Contato: (32) 99832-9759

Sair da versão mobile