Nesta semana, um endereço tradicional da boemia juiz-forana volta a receber um espaço gastronômico que promete trazer de volta ao ponto muita comida boa, bebidas variadas e a animação que marcaram o lugar no passado. O Informal Bar e Restaurante abre suas portas logo em frente à praça do Bairro Jardim Glória, com um nome que remete à cachaçaria que ocupou o lugar e nos deixou muitas memórias, mas que agora chega trazendo novidades para aproveitarmos por lá.
O novo Informal está muito aconchegante, priorizando o conforto e contando com uma decoração bacana, repleta de garrafas de bebidas ornamentando o bar. A varanda logo em frente, numa posição mais alta, nos dá uma visão privilegiada da praça, valorizando o visual. O balcão do bar está apinhado de banquetas que sugerem aquela parada para um drink e petisco até para quem estiver sozinho. Mesas bistrô e também mesas com cadeiras confortáveis ocupam o salão e ainda temos a possibilidade de usar outras colocadas na praça. Estas últimas são ótimas para os dias de calor e para um bom bate-papo regado a chope e petiscos, como é comum naquela praça.,
Mas agora vamos ao que mais me interessa: comida e bebida!
O cardápio de bebidas conta com chope Brahma servido em caneca zero grau, congeladas, que fazem a bebida descer melhor ainda. Cervejas em garrafas também podem ser consumidas por lá nas marcas mais pedidas pelos clientes e sempre geladíssimas, além de bons vinhos e drinks clássicos. Tudo muito bem escolhido pelo Flávio, que está à frente do novo bar. Aliás, está “à frente” e “em frente”: ele também cuida da padaria Jardim Glória e da hamburgueria Na Praça, que ficam no lado oposto da rua.
Falando agora do cardápio, o sistema é à la carte: você escolhe o petisco ou porção que mais lhe apetece no variado cardápio. Daí a cozinha se incube de preparar o prato rapidamente e com muito sabor. Eu estive na inauguração, que aconteceu na última terça-feira, e posso dizer que o jiló frito estava delicioso e vale o pedido. Experimentei também os bolinhos de bacalhau, com casquinha crocante e recheio tenro, que desceram muito bem com um azeite de primeira qualidade oferecido pelos simpáticos garçons do Informal. Chamaram a atenção as porções servidas em panelinhas, priorizando a comida de boteco, como a moelinha aos três pimentões, língua de boi na cerveja escura e a maçã de peito com batatinha coradas.
Há também uma diversidade de bolinhos e pastéis no cardápio, além de carnes que vão da democrática picanha, o nobre filé mignon, um autêntico coraçãozinho preparado na chapa e até um fígado com jiló coberto de alho frito. Caldos são uma ótima opção para os dias frios, que a gente pode esquentar também com uma boa cachaça, com destaque para uma envelhecida em tonéis de madeira jatobá – coisa rara de se encontrar – da minha parceira Du Botti: e se existe harmonização melhor, desconheço. Um grande privilégio termos essa bela cachaça produzida em Belmiro Braga embelezando ainda mais a prateleira de bebidas do novo Informal.
E muitas outras boas cachaças habitam as prateleiras, assim como muitos outros pratos gostosos estão no cardápio e merecem sua visita para conhecê-los. Então aproveite a inauguração do Informal e curta tudo que eles oferecem por lá!
End.: Rua da Abolição, 54 – Bairro Jardim Glória
Tel.: (32) 3321-4032
Funcionamento: Ter a Sex: 17:00 às 00:00
Sab: 10:00 às 00:00
Dom: 10:00 às 20:00