Sigo falando de drinks e bebidas para incrementar o nosso buteco em casa, pensando em várias possibilidades para acompanhar os petiscos que pedimos pelo delivery de comidas de botequins para o necessário consumo em casa, nessa época de pandemia. Na última semana, deixei aqui uma série de dicas de bebidas de botequim, das mais amargas – os bitters – passando pelas tradicionais cachaças e até destilados adocicados e saborizados. Mas faltou algo… E os drinks salgados e picantes? Será que existem mesmo? Já experimentou algum?
Talvez você já tenha tomado um shot de tequila com limão e sal, tão conhecido e consumido mundo afora. Há também o famoso bloody mary (confira fotos no final da coluna), que leva suco de tomate, tabasco e molho inglês, dentre outros ingredientes. Mas existem opções mais elaboradas e dignas de se tornarem ótimas harmonizações, nesse caso por semelhança, para uma boa a picante comida. Pois bem: para esclarecer essa dúvida, recorri aos meus amigos bartenders e recebi, de imediato, uma mensagem do Yan Cevidanes, barman do Armazém do Porto, uma casa que conta com um cardápio excelente e que, como não poderia deixar de ser, também tem muita qualidade no seu cardápio de bebidas.
E o Yan, com seus 25 anos, muitos deles dedicados ao trabalho na arte da mixologia e com um amor incondicional pela profissão, me trouxe um drink especial, criado recentemente para a edição do “Margarita Challenge Cointreau”, concurso mundial da marca deste licor, um dos ingredientes principais da margarita, drink que passeia pelo cítrico e salgado com leveza e frescor.
O Dried Codfish Margarita é uma nova versão do drink para o concurso que, dentre outras coisas, vai possibilitar ao vencedor conhecer a fábrica do licor na França. Yan me explicou que essa releitura traz uma influência mediterrânea para dentro do copo, contendo sal de bacalhau, azeite de oliva, vinho branco, manjericão e tomate. Como o coquetel tem um toque salgado e acidez acentuada, torna-se um aperitivo refrescante, ideal para acompanhar as entradas do cardápio, com a acidez do coquetel cumprindo o seu papel de abrir o apetite. E ainda, segundo o bartender, o drink desce muito bem acompanhando os pratos que levam peixe branco e, é claro, uma saborosa receita contendo bacalhau.
Conheça agora o “Dried Codfish Margarita” e prepare em casa o seu drink! Em breve, poderemos ir ao Armazém do Porto pra beber por lá também, mas por hora, vamos torcer juntos pelo Yan. Muito sucesso pra ele!
Dried Codfish Margarita
Por Yan Cevidanes
Ingredientes:
45ml Sauvignon Blanc
20ml de suco de limão
15ml de xarope de açúcar
20ml de Cointreau
3 folhas de manjericão
1 tomate-cereja cortado à francesa
Azeite de oliva e sal de bacalhau desidratado
Modo de preparo:
Resfrie o copo previamente. Adicione os ingredientes na coqueteleira (menos o sal, o azeite, tomate e manjericão). Bata suavemente. Retire o líquido residual do copo (caso tenha-o resfriado com gelo), salgue a borda do copo usando o azeite para a liga e em seguida o sal de bacalhau. Complete o copo com gelo até a borda, com muito cuidado para não desmanchar o sal. Faça uma dupla coagem dos ingredientes para o copo. Finalize com três folhas de manjericão e um tomate-cereja cortado à francesa
Instagram: @yancvdns
WhatsApp: 99952-7566
CRÉDITO: Rodrigo Ferreira/@digoferreiraphotos