O Lourinho é um sujeito tranquilo, bom de conversa e muito receptivo. Ele toca um botequim raiz – daqueles que nem placa tem – há 25 anos, na divisa do Bairro Bonfim com o Progresso. Fica na Rua Barão de Retiro, providencialmente num ponto de ônibus, o que já lhe garante alguns clientes que param por ali enquanto aguardam sua condução sentido centro. Lugar simples, mas, rigorosamente, limpo e conta com um balcão de engradados e algumas mesas no salão interno, onde podemos nos ajeitar e aguardar a fritura do seu mais famoso petisco: o torresmo.
Trabalhando majoritariamente durante o dia, o bar abre as portas às 10 horas da manhã e vai, no máximo, até às 20 horas. Durante esse expediente, é fácil encontrar o Edilson, nome do proprietário do bar, cortando seus torresmos em cubos, para depois irem para a panela e, adiante, ocuparem a estufa de petiscos que fica na entrada do lugar. Por ali ele reina absoluto, às vezes, acompanhado por almôndegas ao molho, linguiça frita e talvez batatas coradas. O pessoal que aguarda no ponto de ônibus também elogia muito a coxinha de frango, que é consumida rapidamente com um refrigerante caçulinha enquanto se espera a condução.
Mas é o torresmo a principal atração, pois nasce de uma barriga suína bem escolhida, mantida sob refrigeração e com os cuidados de quem entende muito desse tira-gosto. Da geladeira a peça vai para a bancada, logo em frente aos clientes pra ser preparada, e, quando mergulha na fritura, o aroma toma conta da rua, fazendo a gente salivar. O legal do bar é que você pode pedir a quantidade de torresmo que puder pagar: não há um preço fixo para a porção. Vai variar da fome e de quanto o cliente estiver disposto a comprar.
Aliás, o torresmo de lá é tão requisitado que o anfitrião avisa: vale ligar antes e deixar encomendado, porque nem sempre vai ter disponibilidade se a demanda for alta no dia. Então, peça o seu torresmo pelo whatsapp, e garanta a alegria de degustar essa iguaria. Para os que forem viajar, o Loirinho também prepara o torresmo pré-frito, em potes nos quais o petisco vai imerso em banha suína. Aí fica fácil! Basta chegar em casa, levar o produto para a panela e terminar o processo de fritura, garantindo o tira-gosto fresquinho até no conforto do seu lar. Grande ideia desse dono de buteco que é querido e conhecido em toda aquela região, por clientes do Bonfim, Progresso, Santa Rita, Bom Jardim, Marumbi, Santa Paula e, por que não, de toda Juiz de Fora a partir de agora?
Rua Barão do Retiro, n.º 867 – Progresso
WhatsApp: 98824-6291