Vocês sabiam que em Juiz de Fora já existiu uma destilaria com produtos amplamente consumidos aqui em nossa cidade e distribuídos para outros estados? Pois eu mesmo não sabia e descobri essa história através da Maria Clara Castellões, neta do imigrante português Francisco Gomes Senra, fundador e proprietário da Distillaria Astro. A empresa foi criada em 1923 e ficou na família até 1970, quando então foi vendida. Era sediada na Avenida Sete de Setembro 435, no imóvel que ocupou por muitos anos. Hoje o espaço não guarda mais a construção que sediou a destilaria, mas ela não deixou de ocupar a memória dos vizinhos, descendentes e clientes da Astro.
Os antigos clientes contam que o vinagre Orleans era um produto altamente recomendável. Contam ainda que uma gemada ficava ainda melhor com um toque dos licores da Astro, ou que a receita de pavê ficava impecável se os biscoitos champagne fossem embebidos no vinho de laranja na hora do preparo. Já o famoso Vermuth Astro era produzido nas versões seco ou doce, preparado usando também como base a laranja. Bateu saudade? Então me conte nos comentários suas lembranças da destilaria!
Ainda sobre Vermuths
Eu provei e aprovei o VF Vermute: uma bebida de sabor marcante, com aroma adocicado de especiarias, evoluindo com uma acidez fresca com tanino e leve amargor no final. A bebida é ótima para ser consumida pura ou acompanhada de gelo. Melhor ainda deve ser preparar um drink Negroni com ela, quem sabe adicionando o gim mineiro Nima’s Blend, produzido em Dores de Campos. Afinal, apesar de em Juiz de Fora não termos mais a Distilaria Astro, nem por isso deixaremos de ter boas bebidas nacionais para nossos drinks e shots nos butecos locais. Conheça a Isadora Fornari e o seu VF Vermute nos perfis do Instagram @isadinha e @VFvermute