
E seguimos na Quaresma dando prioridade aos cardápios dos botecos de Juiz de Fora que privilegiam os peixinhos para petiscar e acompanhar nossa cervejinha, que também é sagrada. Desta vez fui ao Bar da Jussara no Bairro Bandeirantes, pois soube que dois dos meus tira-gostos prediletos estão no cardápio por lá: a oceânica sardinha, oferecida espalmada e frita, deliciosamente crocante e inigualável quando recebe algumas gotinhas de limão na hora do consumo; e o pequenino e saboroso lambari, peixinho de rios e lagos e que fritinho e empanado no fubá entrega uma crocância perfeita para irmos petiscando entre uma gelada e outra.
No Bar da Jussara o lambari chega à mesa em porções generosas, já a sardinha pode ser pedida em unidades, de acordo com a vontade do cliente, sendo ambos preparados na hora e levados à mesa ainda quentinhos e convidativos para petiscar.
E não é só isso: por lá você ainda pode optar pelas porções de tilápia, servida em iscas, douradinha e suculenta, e também há uma baita traíra sem espinha, servida com batatas fritas noutra porção para lá de generosa em tamanho e sabor.
Difícil vai ser abrir mão de comer a macia costela de boi no bafo preparada pelo Luiz, ou um chouriço fresquinho, que vem lá de Maripá e é preparado com maestria por eles no bar, dentre outra porções como o pé de porco, o jiló recheado, ou o peito de boi com batatas, que comi recentemente e estava maravilhoso.
Se você não estiver “guardando a Quaresma” ou se não tiver feito alguma promessa como penitência nessa época, eu recomendo fortemente experimentar esses petiscos também, todos excelentes e perfeitos para fazer nossa estadia no bar tornar-se ainda mais proveitosa e deliciosa.
Então à época de irmos ao Bar da Jussara, para os peixinhos e tudo mais, agora e sempre, amém!
Rua Doutor João Camilo de Oliveira Tôrres 103 – Bandeirantes
Instagram: @bar.dajussara