O bar é no Centro de Juiz de Fora, mas em dia de jogo do Timão faz lembrar o bairro paulista de Itaquera, guardadas as devidas proporções, mas ainda assim com todo o clima corintiano da fiel torcida que se reúne no Bar do Ricardo, na Rua Barão de Cataguases, tomando parte da calçada e também da rua – e tomando outras coisas etílicas também – enquanto a peleja rola na tela da TV do botequim.
Eu, que fui ao bar e logo me enturmei com essa turma boa, ora olhava pra tela, ora mirava a estufa do bar, que estava repleta de petiscos, espetinhos e salgadinhos que vão saindo aos poucos da cozinha do bar. No dia da minha visita, uma quinta-feira, fui premiado com a presença por lá de uma rabada com batatas e agrião, desmanchando de tão bem cozida e de comer torcendo: pra ela não acabar e pro Corinthians vencer.
O simpático Ricardo é quem mantém o bar naquele endereço e que também administra uma distribuidora de bebidas ali pertinho, na esquina da Rua Santo Antônio com a Silva Jardim. Na verdade, há 27 anos, naquela esquina surgiu o primeiro endereço do bar, que cedeu lugar à distribuidora durante a pandemia. Hoje, devido à proximidade, ela nos serve de endereço para a saideira quando o bar da Barão de Cataguases encerra o expediente pós-jogo e precisamos continuar a resenha futebolística ou a comemoração pela vitória noite adentro.
Neste autêntico botequim, encontramos ambiente simples, preços justos, cerveja sempre gelada, atendimento cortês e sem firulas, TV sempre ligada num bom jogo de futebol, petiscos de botequim que a gente gosta, como a rabada que já descrevi acima, canjiquinha, peito de boi com batatas, pé, orelha e rabo de porco – a Fiel Corintiana sempre traça esses tira-gostos – e muito mais comidinhas do jeito que a gente procura num bom botequim, tudo para aproveitar o lugar e relaxar tomando uma boa cerveja e resenhando com os amigos. Um tanto de predicado que vale a recomendação: conheça esse bar e aprecie o ambiente torcendo ou não pelo Corinthians!
E como ali tem um bando de loucos, loucos por botequim (como eu também sou), posso agora afirmar que o Bar do Ricardo estará eternamente dentro dos nossos corações! Valeu, Ricardo!
Bar do Ricardo
Rua Barão de Cataguases 45 -Centro