Ícone do site Tribuna de Minas

Vem aí a Festa das Nações

PUBLICIDADE

Imagine podermos provar a culinária de mais de dez países sem precisar sair de Juiz de Fora. Melhor: tudo num mesmo local, na Praça do Bairro São Mateus. Pois vem aí mais uma edição da tradicional Festa das Nações, que já ocupou a Praça do Bom Pastor, o Parque de Exposições e, nas últimas edições está sediada neste aprazível bairro da zona sul, onde seus moradores recebem esse evento de braços abertos, e, em contrapartida, participam e experimentam várias receitas saborosas, regadas a chope geladinho e drinks bonitos e muito bem preparados.

Itália

E, por lá, os visitantes de toda a cidade irão comer pratos típicos de países como a Itália, que em sua tenda apresenta uma pizza al taglio, preparada com massa de fermentação lenta e natural, pelo meu amigo e chef João Simoncini, coordenador do curso de gastronomia da Uniacademia. Já podemos imaginar que vem coisa boa por aí, não é verdade? Pois eu soube também que o Yury Feliciano, igualmente professor de gastronomia, está à frente da tenda da Espanha, e, por lá, teremos um clássico daquele país, a paella, mas com o toque mineiro do chef.

PUBLICIDADE
Alemanha, Áustria e Suiça

Agora vou fazer uma pergunta ao nobre leitor: você fala alemão? Domina a língua? Se não, pode ficar tranquilo, pois vai ser fácil pedir os pratos de países com esse idioma, como a Alemanha, Áustria e Suíça, pois eles já são conhecidos por aqui faz 165 anos, quando os colonos alemães chegaram a JF. O currywurst é um prato comum pelas ruas de Berlim, do Bairro Borboleta e, agora, na Praça do São Mateus. Já o schnitzel chega com uma receita à moda austríaca e, por fim, a batata recheada suíça vai nos fazer pensar nos alpes daqueles países a cada garfada. As tortas alemãs e a cuca prometem adoçar a festa também, assim como o doce de leite argentino que, na tenda daquele país, ganha a companhia do choripán ao chimichurri, tão característico dos vizinhos Hermanos.

PUBLICIDADE
EUA

Já de Portugal, eu recomendo os bolinhos de bacalhau, iguaria muito apreciada e que fica melhor ainda com um bom chope para acompanhar. A cozinha americana chega com os burgers, tão consumidos por lá e ainda mais por aqui em nosso país, mas fique tranquilo pois teremos também um caprichado hot dog para quem gosta do prato. Já o churrasco australiano é uma excelente pedida para quem gosta da terra do canguru, mas, calma: a carne será a costelinha suína com um saboroso molho barbecue. A Inglaterra, ainda que esteja com um Rei novo por lá, mantém a tradição e nos apresenta o fish and chips numa versão com tilápia, suculenta e crocante por fora, pois é empanada na panko.

Brasil

A tenda de comida libanesa, muito concorrida em todas as festas anteriores, vem com kafta, labne e homus, guarnecida com fatias de pão árabe. E pra coroar tudo, a nossa querida Bete Baiana representa a culinária afro-brasileira e, com toda sua simpatia e axé, vai servir um autêntico acarajé, sua receita mais famosa. Esse eu não perco por nada! E vocês também não podem perder essa oportunidade! Visitem essa bela festa, que neste ano ganhou mais dias do calendário, e aproveitem essa verdadeira viagem gastronômica! Vamos Juntos?!

PUBLICIDADE

Festa das Nações
De 7 a 13/06 e de 16 a 18/06
Horários: Sábados, domingo e feriados – 12h às 22h
Demais dias: 17h às 22h
Local: Praça Jarbas de Lery Santos, bairro São Mateus

 

PUBLICIDADE
<
>
Comida Árabe

Sair da versão mobile