Ícone do site Tribuna de Minas

A aceleração do setor automobilístico

Conjuntua e mercadosi face2
PUBLICIDADE

O mercado mineiro de automóveis novos apresentou um considerável destaque no mês de maio de 2022, superando a média nacional. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ocorreram no estado de Minas Gerais aproximadamente 58 mil emplacamentos de veículos, número 31,3% maior que o mês anterior, abril. Vale destacar a expressividade da capital mineira Belo Horizonte nesse cenário, onde foram emplacados cerca de 39,6 mil veículos, ou seja, 68,3% do total dos emplacamentos do estado.

No que tange o mercado de automóveis no âmbito nacional, o mês de maio também apresentou um crescimento no número de emplacamentos realizados. Segundo a Fenabrave, o mês em questão foi o melhor do ano nesse quesito, com mais de 338 mil emplacamentos. Apesar desse número expressivo representar uma alta frente ao mês anterior e ao mês de maio de 2021, no acumulado anual o resultado é negativo, sendo o número de emplacamentos nos cinco primeiros meses do ano 4,16% menor do que de janeiro a maio do ano passado.

A queda no início do ano do número de emplacamentos pode ser explicada por alguns eventos: análises de balanço apontam para um cenário de faltas de peças e outros componentes essenciais à produção de alguns veículos. A inflação brasileira terminou o ano de 2021 em alta representando assim outro entrave para a expansão das vendas do setor.

PUBLICIDADE

A redução do IPI anunciada ainda neste primeiro semestre do ano de 2022 pelo Governo federal, porém, pode operar de maneira oposta aos eventos supracitados e permitir assim a criação de projeções positivas para o setor. A série histórica de emplacamentos expõe com clareza o potencial desse mercado que manteve altas médias entre 2009 e 2015. Dessa forma, espera-se que as expectativas formadas para o crescimento do setor se materializem, e o mercado automotivo seja um dos fatores para impulsionar o tão desejado crescimento da economia brasileira.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile