Ícone do site Tribuna de Minas

Coluna Cesar Romero – 24 de setembro de 2026

Adesg 230926 CR IMG 9330 1

Notícias Cesar Romero desta quinta-feira

Magda Ortega, que mora na Flórida, e a jornalista Leda Nagle: encontro de amigas juiz-foranas em São Paulo
PUBLICIDADE

Arte digital & natureza

Começa hoje e vai até sábado, em Ibitipoca, a segunda edição do i-Bit Mapping Festival, com produção da Reação.TV e curadoria de Jodele Larcher.
Projeções artísticas de grandes dimensões serão realizadas no Parque Estadual do Ibitipoca e na fachada da centenária Igreja Matriz, com a participação dos VJs Rafael Cançado (Homem Gaiola), Lê Pantoja, Federico Bardini, Carol Santana e Jodele (presencialmente), além de Spetto, Vini Fabretti e Gabiru (de forma remota).
Para reduzir o impacto dentro do parque, as projeções na Gruta dos Gnomos serão silenciosas. Um QR Code com a trilha sonora permitirá a experiência imersiva com fones de de ouvido.

PUBLICIDADE

Na agenda

Adelino Benedito e Sandra Almeida apresentam a comédia de costumes “Um barraco terapêutico” logo mais, no projeto Palco Central.

TOQUE

A máquina política triunfa porque é uma minoria unida atuando contra uma maioria dividida
(Will Durant)

PUBLICIDADE

Posse na Academia

Margareth Assis Marinho toma posse como membro titular da Academia Juiz-forana de Letras, sábado agora, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes. A escritora ocupará a cadeira nº 34.

PUBLICIDADE

Seminário da Adesg

A prefeita Margarida Salomão abriu o seminário “A Sociedade Brasileira e a Defesa Nacional”, promoção da Adesg/JF que acontece até amanhã no Serrano Hotel. A chefe do Executivo acentuou a relevância da iniciativa: “Discutir o novo papel da defesa nacional num mundo em profunda e célere transformação geopolítica, no qual desaparecem as polaridades da Guerra Fria, a emergência da China como potência mundial desestabiliza a hegemonia americana e a imposição unilateral de tarifas ao comércio mundial encerra a miragem da globalização das últimas décadas. Por isso, a iniciativa adesguiana torna-se tão importante: para o Brasil, é inadiável debater, como exigência estratégica, o investimento nas forças de segurança nacional”.
Também proferiram interessantes palestras, o general Otávio Santana do Rêgo Barros, do Centro de Estudos Estratégicos do Estado Maior do Exército, e o professor doutor Sandro Teixeira Moita, do Instituto Meira Matos.

José Mauro Cupertino e a prefeita Margarida Salomão
O general Otávio Santana do Rêgo Barros com a delegada da Adesg/JF, Francis Régia Noguchi e o professor doutor Sandro Teixeira Moita
O comandante da 4ª Brigada, general Marcelo Pontes, Francis Régia Noguchi, coronel Janilson Campos Teixeira e José Mauro Cupertino, coordenador do seminário
Alexandre Surerus, o coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto e o coronel Joselito Oliveira de Paula
Manoel Teixeira Lopes, Afonso Hargreaves e Waldir Andrade
Ivete Gomes, Neusa Marsicano e o general Marcelo Pontes

De paraquedas

PUBLICIDADE

Um fenômeno recorrente nas vésperas das eleições já marca presença em alguns pontos da cidade: o surgimento inesperado de candidatos desconhecidos estampados em ‘wind banners’. Talvez nunca tenham vindo a Juiz de Fora, certamente não conhecem a realidade dos bairros, mas surgem de última hora com frases de efeito e promessa de soluções milagrosas.
Como definiu um leitor, são “pescadores de votos”. Nada mais que isso.

• ANTENADO

Motoristas que circulam pela parte alta da Rua Osvaldo Aranha, entre 12 e 13h, apelam para a presença de um agente de trânsito para disciplinar o fluxo de veículos.
Com o início das aulas da tarde no Tiquinho e Jesuítas, o cruzamento com a Rua Francisco Brandi fica tumultuado e perigoso. É comum, pasmem , carros descerem, indevidamente, a Osvaldo Aranha em fila dupla.
A imagem do caos.

PUBLICIDADE

Registro

Amigos e personalidades das áreas jurídica, empresarial e social estiveram ontem no Parque da Saudade para as despedidas ao conceituado advogado e professor José Antônio Cugula Guedes (81 anos). Diversos leitores manifestaram solidariedade a Beatriz Paleta Guedes e aos filhos Carlos Eduardo, Ricardo, Vanessa e Suzana. Nos cumprimentos à família, a prefeita Margarida Salomão destacou que “Cugula Guedes foi um dos principais advogados de sua geração”.

“Um dos maiores advogados de Juiz de Fora na área trabalhista. Uma verdadeira referência, reunindo vasto conhecimento jurídico, competência e uma elegância ímpar no exercício da profissão. Características que, sem dúvida, foram transmitidas aos filhos, Suzana e Carlos Eduardo, com quem tive o privilégio de aprender e de ser aluno. Uma sumidade do Direito! Perda irreparável!”
(Marcelo Pasquini)

“Foi meu brilhante professor na UFJF, também um profissional respeitadíssimo e uma pessoa admirável”.
(Patrícia Alvim)

“O Dr. Cugula Guedes foi meu professor de Sociologia no primeiro ano de Direito. Era uma figura muito amiga, por quem sempre tive grande admiração, pela sua ‘finesse’ e importância na advocacia da cidade. Deixa também filhos advogados brilhantes. Uma notícia muito triste.”
(José Eduardo Araújo)

“Profissional competente, super educado e atencioso!”
(Luiz Afonso Prata)

“Lamento a partida do estimado colega e amigo, com quem convivi na advocacia e no magistério, figura, aliás, marcante do nosso meio jurídico.”
(Paulo Medina)

“Grande figura da nossa sociedade. Deixa um legado de honradez para todos nós.”
(Mauro Cruz)

“Associo-me às manifestações de pesar pela súbita passagem do professor e prestigiado advogado Cugula Guedes que sempre se destacou em sua carreira jurídica pela ética e conhecimento. Consternado pela perda, manifesto minha solidariedade aos familiares, reconhecendo seu importante legado no magistério e na vida profissional.”
(Sebastião Helvécio)

“Dr. Cugula deixará a marca de um homem probo, querido por muitos e referência na magistratura de nossa cidade. Será sempre lembrado pela fidalguia no trato com todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver.”
(João Matos)

“A cidade perdeu uma das figuras mais dignas, ética e respeitada de sua história. Pessoa de conduta ilibada e de caráter incomum. Excelente esposo, pai, avô, sogro.”
(Joaquim Moraes Jr.)

• VOO LIVRE

Aniversariando hoje, Marta Martins, Luiz Cavalini, Ghai Couri, Marina Mendes Mendonça, Otônio Ribeiro Furtado e a cantora Val Dornellas.

Tânia e Marcus Botti contando maravilhas da viagem aos Lençóis Maranhenses. Aliás, eles estão a todo vapor com os eventos do Festejar.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Ascomcer. Ligue 3311-4000.

LEIA MAIS colunas Cesar Romero aqui

Sair da versão mobile