Ícone do site Tribuna de Minas

Coluna Cesar Romero – 21 e 22 de janeiro de 2024

PUBLICIDADE

Luciana Sagioro na Cidade Luz
A estrela da bailarina juiz-forana Luciana Sagioro brilha na Ópera de Paris. Ela foi escalada para apresentações da companhia no Japão, de 2 a 21 de fevereiro. Os bastidores da preparação do grupo para a turnê estão sendo registrados para o documentário sobre a Ópera, que vai virar série da Netflix.
Depois do Japão, Luciana embarca para a Espanha, atendendo convite de bailarino da Ópera para dançarem juntos uma gala.
Aliás, a nova coleção da ‘grife’ Só Dança (foto) será totalmente escolhida pela juiz-forana (tecidos e cores). “Luciana Sagioro para o mundo” será fotografada na Cidade Luz. Ela é embaixadora da marca brasileira, que atende bailarinos e apaixonados pela arte da dança de todo o mundo, com quatro fábricas no país e distribuidoras nos EUA, União Europeia e Canadá.

Transformando vidas
Presidida por José Ventura e gerenciada pela filha Andréa, a Associação Cultural Arte e Vida começou bem 2024.
Em janeiro e fevereiro, será contemplada com o “troco solidário” do Supermercado Pais e Filhos. Também foi classificada no edital de apoio a Pontos de Cultura da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Cultura de Minas, para desenvolver o projeto “Arte inspirando e transformando vidas”, de dança, teatro e música para periferia.

A propósito
A Associação Cultural Arte e Vida realiza, em parceria com a Funalfa, uma colônia de férias para 120 crianças na Praça CEU, em Benfica.

PUBLICIDADE

Dinheiro é como adubo, só é bom quando se espalha
(Francis Bacon)

PUBLICIDADE

Passeio em Ibitipoca
Atualmente em missão na Diocese de Bacabal (Maranhão), a Irmã Raquel Aparecida da Silva, da Congregação das Servas do Amor Misericordioso, visita familiares em Juiz de Fora e Santos Dumont.
Ela aproveitou para uma esticada ao Parque Estadual do Ibitipoca. Ao lado da guia juiz-forana Stella Xandó, percorreu – de hábito religioso – todo o Circuito das Águas.

JF POR AÍ…
Esticada no Hotel Fazenda Paciência
O competente jornalista José Aparecido Ribeiro, que há quatro anos está na presidência da Abrajet MG, promoveu um ‘press trip’ ao Hotel Fazenda Paciência, em Santana dos Montes, distante 160 km de Juiz de Fora. O encontro reuniu 11 destacados jornalistas mineiros que tiveram o privilégio de conhecer um dos hotéis mais antigos do estado – a Fazenda Paciência é de 1.742. Um belíssimo empreendimento do advogado tributarista Vinicios Leôncio, de Belo Horizonte.
Há mais de 20 anos, ele decidiu investir na propriedade, com um minucioso trabalho de restauração, reforma e construção de diversos equipamentos para lazer, uma autêntica cozinha mineira, além de atrações especiais como adega, cachaçaria, o Museu de Ofícios Rurais da América Latina (com mais de 50 peças doadas por um diplomata). Mas, entre tantas atrações, chama atenção o livro de autoria de Vinicius que pesa 7,5 toneladas. Sem dúvida o maior livro do mundo.
Na recepção ao grupo, Vinicios convidou a dupla Regis e Ênio, da Escola de Violeiros Chico Lobo de Santana dos Montes. A grande surpresa da noite foi a ‘chef’ de cozinha do hotel, Tais Mara evidenciar seu talento com a música sertaneja raiz.

PUBLICIDADE

Convidado especial
Campeão mundial pelo Flamengo em 1981, Nunes estará na cidade, quarta-feira agora, para abraçar amigo e aniversariante, José Lúcio Fernandes, que vai receber para jantar no Clube do Papo.

PUBLICIDADE

Alô, Zema
Será que o governador Romeu Zema sabe que, diariamente, é “lembrado” por quem passa pela rodovia AMG-3085, especialmente num pequeno trecho do Km 1?
O afundamento da pista, ora com poeira ora com barro, irrita quem vai ou vem do Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco.

Desleixo total
Há mais de dois anos, o DER não está nem aí para a estrada que interliga a BR-040 e MG-353 (rodovia para Ubá).

ELES ACONTECEM
Paixão pela ‘bike’
Lawrence Matheus Pontes Gomes, que se diz “engenheiro por formação, educador de coração e ciclista por insistência”, tem feito um bonito trabalho de apoio aos estudantes ciclistas do Cave.
Yasmim Costa Fagundes (foto), aluna do terceiro ano do ensino médio, desde 2021 tem disputado competições com a camisa do Cave. E em 2024, o colégio passa a apoiar o aluno ciclista Gustavo Antonietto de Oliveira (14 anos), do primeiro ano.
Também merece aplausos a acolhida que o diretor do Cave deu ao venezuelano Ernesto Rafael Ramos Viaje. O bolsista do ensino fundamental, que enfrentou desafios como a língua, distância do aprendizado e pandemia, foi ainda apadrinhado por alunos e ex-alunos em disciplinas como português e matemática. Ativo em todas as atividades da escola, ele participa do grupo de teatro e é destaque na cozinha pedagógica, com muito talento para a gastronomia.

PUBLICIDADE

Prevenção já
Proprietária do imenso terreno, a UFJF poderia solicitar à Empav uma inspeção (com possível corte ou poda) nas árvores que margeiam a Avenida Eugênio do Nascimento, entre o Pórtico Sul e a Embrapa.
A exemplo do que acontecia na Rua Engenheiro Gentil Forn, as árvores são uma séria ameaça à rede elétrica nesta época de chuvas e ventos fortes.

Colóquio sobre Bergson
Professor da UFJF e doutor em Filosofia pela USP, Tarcísio Jorge Santos Pinto foi um dos palestrantes do colóquio internacional da Sociedade dos Amigos de Bergson, realizado pela Universidade de Yaoundé, em Camarões.
Via Zoom, ele falou sobre “Bergson e Freire – Duração, Simpatia, Esforço, Atenção e Conscientização”, para orgulho da mãe Regina Mírian.

PUBLICIDADE

Perguntinha dominical
Será que a campanha eleitoral em 2024 será radicalizada em relação a temas nacionais?

ANIVERSARIANTES  DOMINGO
Christina Musse (foto), Nicoli Scarlatelli, Leonardo Miana, Eriméa Toledo, Daniele Fagundes, Gladys Hypolito e o promotor Carlos Augusto Esteves de Carvalho.

SEGUNDA-FEIRA
Wanessa Barbosa (foto), Ademilton Trindade, Eduardo Felga, Soraya Zaka, Francisco Xavier Amaral, Tatiana Yazbeck, Yara Cavalieri, Márcia Marques, Fabíola Dias Costa, Carlos Sérgio Santos e Cris Andrade.

ANTENADO
Com o sombrio título “Tem veneno nesse pacote”, pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor encontrou agrotóxicos em 58% dos alimentos derivados de carne e do leite, inclusive marcas famosas de requeijão e ‘nuggets’.
É daí – questionou indignado um leitor. De que valeu a pesquisa se os produtos continuam à venda?

VOO LIVRE
O boa-praça Waney Rocha acaba de inaugurar o Butiquim da Fábrica, próximo a Delegacia de São Mateus.

Cirinho Zacarias também aderiu as críticas de quem desativa o “azulzinho” do WhasApp.

Dia 26, no É Big Festas, o Clube de Permuta promove o almoço Segredo do Chef com palestra de Makerley Arimateia, fundador da rede Apogeu, Escola Integra e idealizador do Projeto Transformar.

Mariana Condé e Bruno Amaral seguem para férias em Angra dos Reis (RJ).

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Grupo Espírita de Assistência aos Enfermos – Gedae, pelo telefone 3235-1039.

Sair da versão mobile