Ícone do site Tribuna de Minas

Gastronomia e turismo, destinos inseparáveis

PUBLICIDADE

FALA QUEM SABE

Gastronomia e turismo, destinos inseparáveis

O desenvolvimento de um destino turístico pode ocorrer de várias formas, sendo uma das principais e mais ágeis, a da gastronomia.
A gastronomia é uma coisa fabulosa. Lida com três dos cinco sentidos: o olfato, o visual e neste caso especificamente, o paladar. Alguém ousa duvidar que um belo, saboroso e aromático prato não seduz?

PUBLICIDADE

Os destinos turísticos mais desenvolvidos possuem uma rica e diversificada gastronomia. Dois exemplos próximos: Tiradentes – atualmente o maior festival gastronômico do Brasil (18 a 27/agosto) e completando 20 anos; e Itaipava (RJ), onde o principal mote do turismo é a sua riqueza culinária.
A bucólica Tiradentes vive sua efervescência máxima durante o festival. São figurinhas fáceis nas vielas e praças personalidades como Alex Atala, Helena Rizo, Roberta Sudbrack, Laurent Suaudeau, Jefferson Rueda, Ivo Faria, Edson Puiati e tantos outros. Imagina você participar de uma oficina com um destes renomados Chefs e ainda degustar os pratos na sequência? Há quem diga que “isto não tem preço!”

PUBLICIDADE

Já, em cidades do porte de Juiz de Fora, onde a gastronomia conta com vários expoentes, algumas iniciativas movimentam a cena: o concurso Comida di Boteco é uma delas. E, não menos importante, outros eventos como os festivais de ‘food trucks’ e cervejas artesanais. Importante ressaltar que uma boa gastronomia está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da indústria turística e, claro, atende os paladares dos ‘gourmands’ mais exigentes. Por isso devemos batalhar para que mais e mais festivais aconteçam em nossa cidade.

(Gio Ahmad é jornalista, gerente hoteleiro e leitor convidado)

PUBLICIDADE

Noite de festa

Luiza Dias David comemorou ao lado de familiares e amigos, a formatura em odontologia pela Suprema. Toda a movimentação no edifício “Rei Alberto I”, teve ‘buffet’ de Celinho Vidal e som do DJ Tomate. As fotos de Aline Bastos registram.

PUBLICIDADE
<
>
Alexandre com Jackeline Dias e os filhos Ana, Alexandre e Rafaela
Medalha na OAB: Juiz aposentado, ex-secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Leon Gilson Alvim Soares foi agraciado com a “Comenda Mérito Benjamin Colucci”, por iniciativa do presidente da Ordem, João Fernando Lourenço. Após a solenidade, o homenageado foi clicado com seus irmãos Antônio Marcos, Maria Marta Alvim Soares Maia e Walter Alvim Soares.

NEGÓCIOS DE PRIMEIRA

Tecnologia alemã em JF
A Belvedere Esquadrias de PVC fechou importante parceria para modernização do Hospital Monte Sinai. Serão trocadas todas as esquadrias das portas, com a instalação de um perfil específico da linha hospitalar com tecnologia alemã, no sistema oscilo batente. Durante o encontro com o arquiteto José Lopes Esteves, o diretor da Belvedere Ronnie Girardi afirmou que “o projeto é ousado e muito moderno, que proporciona uma abertura confortável e mais segura”.

Nova sede
A Inter Construtora fechou a compra de uma grande área na Avenida Deusdedit Salgado, ao lado da concessionária Minasmáquinas/Mercedes Benz. No espaço deverá ser construída a nova sede da empresa.

PUBLICIDADE

 

Posse na Academia da Moda: Formado em educação artística na UFJF onde foi homenageado com a “Medalha JK”, em 2008, o professor João Braga acaba de ser nomeado para a Academia Brasileira da Moda. Primeiro docente de carreira a ingressar na ABM, ele vai ocupar a cadeira de número 39, cujo patrono é Caio de Alcântara Machado, visionário empreendedor do setor industrial e criador da Fenit. A cerimônia de posse, no Rio, foi organizada pela academia junto com o Instituto Zuzu Angel, ambos presididos pela jornalista Hildegard Angel – filha da estilista Zuzu Angel. Autor de 11 livros na área da moda, o novo acadêmico leciona nas faculdades Santa Marcelina e Armando Álvares Penteado.

 

 

PUBLICIDADE

 

Voo Livre

O Rotary Juiz de Fora, presidido por José Lúcio Fernandes, promoveu almoço do Dia dos Pais, ontem, na granja de José Ronaldo Teixeira, na Nova Califórnia.

Diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra participou, em Natal, do Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais.

Os 45 anos do CES e do curso de Psicologia serão comemorados terça-feira – Dia do Psicólogo – no Campus da Academia.

Na Praça Cívica da UFJF, Fabiana Matos coordena mais uma edição do York Day – encontro de cães. A proposta é arrecadar ração para a Sociedade Juiz-forense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente.

Os médicos Gustavo Ramalho, Ana Cláudia Venâncio, Paulo Zorzo, Júlio Lovisi e Juliana De Lucca participaram do 2ª Simpósio Internacional de Oclusão do Apêndice Atrial Esquerdo, no Rio.

Editada por Paulo Cesar de Oliveira, a “Viver Brasil” agora é mensal com tiragem de 100 mil exemplares – a maior circulação já alcançada por uma revista mineira.

O castelinho dos Bracher recebeu a visita de estudantes de arquitetura e história, que participam da Jornada Mineira do Patrimônio. Eles foram guiados por Paulo e Lucas Bracher.

De Léo Peixoto chega convite para o 13° Prêmio Personalidades. Dia 17 de setembro, no Aero Planet.

O pediatra Luciano José Fontes de Oliveira recebe Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Adriano Miranda.

Entre os aniversariantes deste domingo, Mário Arcanjo Filgueiras Filho, Paul Almeida e Eduardo Delmonte.

Amanhã, comemoram ‘niver’, Arly Queiroz Salles, Diogo Masini Frederico, Daniela Mauad, Christine Hill, Rafael Pimenta e Daniela Toledo Miranda Chaves.

Quarta-feira, no Néctar, o Clube de Permuta promove o almoço Negócio Gastrô.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Casa São Camilo de Lellis, pelo telefone 3234-1676.

Palestra em JF: O ex-promotor de Justiça responsável pela acusação contra Suzane Richthofen, Roberto Tardelli (ladeado pelos advogados Ricardo Quintão e Denilson Closato, durante almoço no Brasão), falou sobre “Menoridade penal” no 3° Seminário de Direito Penal e Filosofia, na sede da OAB. Foto: Wólmer Monteiro

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile