Ícone do site Tribuna de Minas

Coluna CR – 18-09-2016

PUBLICIDADE

Sidney Vieira

 

De olho nos “santinhos” políticos

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Quem não conhece em Juiz de Fora o Futrica? O tradicional bar e restaurante, na Galeria Hallack, é o ponto de encontro de muitos amigos, especialmente nas manhãs de sábado. Aos 60 anos, e já batizado de “joia do mapa da boemia juiz-forana”, o bar que no passado foi comandado por Geraldo Vieira, hoje tem à frente seus filhos Sidney e Ademir Vieira (com o apoio dos filhos Rondinely e Douglas). Mas além da cerveja estupidamente gelada, da famosa pizza grega e da tradicional feijoada servida no almoço de sexta e sábado, o Futrica respira uma atmosfera contagiante pelo futebol mas que, nesta época, cede espaço à política. É o momento especial e estratégico para Sidney que, entre um papo e outro, pede a ajuda dos frequentadores para alimentar um ‘hobby’ pouco comum: o de colecionar “santinhos” políticos. (Fotos: WÓLMER MONTEIRO)

PUBLICIDADE

– Quando você passou a colecionar “santinhos” de candidatos?

– Foi nas eleições de 1992. Eu tinha 42 anos (hoje estou com 65). Comecei a juntar alguns lá em casa, apanhei gosto pela coisa e agora tenho vários álbuns com os candidatos que disputaram para a Câmara e a Prefeitura desde aquela época.

PUBLICIDADE

 

 – Como você faz para montar estas coleções?

– Primeiro procura relacionar todos os números dos candidatos e na medida em que consigo, vou riscando. Tudo em ordem para facilitar a busca. Os “santinhos”, além dos que eu encontro na rua, são levados ao bar pelos amigos que já sabem do meu interesse. Conto ainda com a ajuda da Ercília, minha mulher e dos filhos.

PUBLICIDADE

 

– Tem algum “santinho” que você destacaria em sua coleção?

– Para mim, o “santinho” do Armando Aguiar, o “Mamão” , nas eleições de 2008 foi o mais interessante de todos. Ele não ganhou, mas esnobou criatividade com a frase  “Chega de abacaxi. Agora é Mamão”.

PUBLICIDADE

 

 –  O que você acha da propaganda eleitoral que está sendo distribuída este ano?

–  Eu acho que a qualidade da impressão piorou muito de uns tempos para cá. Já foi bem melhor. Talvez porque os candidatos estejam explorando mais as redes sociais. Hoje já tenho 240 “santinhos”, mas quero completar os 423 até 2 de outubro.

 

 –  Se você pudesse dar um conselho aos candidatos o que você diria?

– Para não prometerem nada nos “santinhos”. Principalmente os candidatos a vereador. Muitos prometem mais saúde para o povo, mais segurança, mais educação, mais água, mais ônibus. Isso não vale nada, porque o eleitor não é bobo e já sabe que, se eleito, o vereador não vai poder cumprir. Vereador é para legislar, fazer leis. Obras, melhorias, postos de saúde, tapa-buracos, isso é com o prefeito e seu secretariado.

 

 – Com esse seu “hobby”, sua popularidade e a tradição do Futrica, você não pensa em disputar uma eleição?

– Eu me conheço muito bem, afinal são mais de seis décadas e falo sem medo de errar: eu gosto da política, admito que sou um bom candidato, mas acima de tudo, tenho a certeza absoluta de que seria um péssimo político.

 

 -Mas por que?

– A política é muito dinâmica, depende de muitas variáveis, acordos, renúncias, votação em bloco, etc. Eu prefiro continuar fazendo o que depende apenas do meu pensamento e do meu esforço. Sou amigo de muita gente, mas não tenho jogo de cintura para viver em reuniões. Minha vida é o trabalho no bar, esta coleção de “santinhos”, de depoimentos, livros e o futebol de mesa, antigo jogo de botão.

 

– Você falou em livros…

– Sim, tenho muitas doações aqui neste “quartinho do vovô”, uma delas e que guardo com carinho especial são 30 livros do saudoso radialista Mário Helênio. Todos falando de futebol, que era a paixão do Mário.

 

 -Você conhece outra pessoa que tenha também este ‘hobby’ diferente?

– Conheço o Araújo, que trabalhou no Raffa’s. Ele, por sinal, começou antes de mim. Só que na coleção dele, jamais terá um santinho meu e na minha, eu tenho um dele, que foi candidato a vereador na década de 80.

 

PING PONG

Uma música: “Além do horizonte”

Cantor: Tim Maia

Cantora: Elis Regina

Ator: Steve Mcqueen

Atriz: Débora Duarte

Time do coração: Flamengo

Melhor momento: casamento

Pior momento: eu procuro esquecer

Um sonho: visitar a Suécia

Viagem inesquecível: Fortaleza

Melhor esporte: futebol de mesa

Prato preferido: costelinha, feijão vermelho, angu e couve (prato das quartas-feiras do Futrica)

O que te irrita: a mentira

O que te alegra: meus netos

Um conselho: seja fiel ao que você faz

Sair da versão mobile