Ícone do site Tribuna de Minas

Bola, cerveja e rivalidade centenária

Jorge Sanglard 200417Fala Quem Sabe

PUBLICIDADE

Bola, cerveja e rivalidade centenária

O pioneirismo das cervejarias na cidade é revivido com o lançamento de marcas vinculadas ao Tupi e ao Tupynambás. No livro “As cervejarias de imigrantes alemães e teuto-brasileiros em Juiz de Fora”, de Jakeline Duque de Moraes Lisboa e Salcio Del Duca, fruto de um trabalho de anos de pesquisa sobre a história das nove cervejarias de origem germânica e teuto-brasileira na cidade, a vinculação da bola e da cerveja é mostrada de forma clara.

O acervo do Museu Mariano Procópio foi uma das fontes de pesquisa, uma vez que guarda um álbum com os rótulos das cervejas criados em litografia por Pietro Biancovilli (1848 – 1921). Italiano nascido em Pádua, Biancovilli chegou a Juiz de Fora, segundo o registro de sua entrada na Hospedaria Horta Barbosa, em 31 de outubro de 1888, aos 40 anos de idade, e criou a mais importante litografia da região. O futebol começou a sua trajetória de sucesso na cidade por volta de 1905 e as notícias sobre o futebol já eram frequentes a partir do final de 1900, passando a tomar conta das notícias que “O Pharol” publicava sobre as práticas corporais. O futebol passava a se organizar nos bairros, que dão nome aos times e são várias as notícias de fundação de clubes: New Foot-Ball Club, Halley Foot-Ball Club (1910), Club Sportivo, Tupynambás (1911) e Tupi Football Club (1912).

PUBLICIDADE

Nessa esteira, a Cervejaria Americana para popularizar sua cerveja passou a produzir marcas que levavam os nomes de times de futebol da cidade como Tupi, Tupynambás, Sport Club e Renato Dias, segundo informação contida na edição de “O Pharol”, em 05/12/1918, mantendo ainda marcas como a Americana e Germania alguns anos depois. Assim, o álbum com os rótulos das cervejas criados em litografia por Pietro Biancovilli revela a força e a abrangência do futebol na cidade. Portanto, a rivalidade entre Tupi e Tupynambás é centenária e teve início em uma partida amistosa realizada em 1912, que terminou com o empate de 1 x 1.

Agora, e quase meio século depois, essa rivalidade histórica foi retomada a partir do primeiro confronto entre os dois times na segunda rodada do Campeonato Mineiro. Para aproveitar a histórica ligação na cidade entre a cerveja e a bola, a Antuérpia lançou, em parceria com o Tupi, uma nova opção de cerveja, chamada Avante Carijó, e a São Bartolomeu, em parceria com o Tupynambás, lançou a cerveja De Primeira. Portanto, os dois times buscam ganhar adeptos na bola e na cerveja, dentro e fora de campo.

(Jorge Sanglard é jornalista, gerente do Departamento de Acervo Técnico do Museu Mariano Procópio e leitor convidado)

PUBLICIDADE

Eles Acontecem

Rumo ao ouro: Depois de conquistar o certificado de doador de sangue, categoria bronze, outorgado pela Fundação Hemominas, Alexandre Manganelli exibe, com orgulho, seu novo certificado de prata e já anuncia que vai em busca do ouro.

Flash Back

<
>
Carlos Alberto Vilhena, Maria José Rainho Ribeiro (aniversariante deste domingo), Tereza Vilhena, João Tibúrcio e Waleska Salgado em 1994

 

Sair da versão mobile