Ícone do site Tribuna de Minas

Fala Quem Sabe

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Fala Quem Sabe

Meditação pode mudar a sua vida

A meditação é uma técnica ancestral de origem oriental e ao contrário do que muitas pessoas pensam, não está necessariamente relacionada a uma religião. É um desafio definir essa prática, mas eu diria que ela é um estado de silêncio que proporciona foco no momento presente, clareza, calma, concentração e conexão.

PUBLICIDADE

Hoje em dia a meditação está se tornando cada vez mais popular também no ocidente, já que cada vez mais pessoas estão em busca de uma vida mais leve, com menos stress, ansiedade e com mais propósito. Mas, como a meditação pode nos ajudar nisso? Como já dito, a prática de meditação tem o intuito de apoiar o seu praticante a se conectar com o seu interior, a estar 100% presente e concentrado e a partir daí conseguir se auto-observar e ter clareza de suas emoções, sentimentos, sonhos e pensamentos.

Em rotinas agitadas como a maioria das pessoas vivem hoje, momentos de silêncio praticamente não existem. Imagine então se existem momentos de auto-observação?Claro que não. E com isso vamos negligenciando nossas emoções, deixando com que os nossos pensamentos e sonhos sigam no automático e consequentemente, muitas vezes perdemos o controle de tudo isso e nos sentimos exaustos, estressados e ansiosos. Vocês podem agora estar com dois questionamentos: será que realmente a meditação funciona? Será que eu consigo meditar? Em primeiro lugar: funciona,mas como qualquer exercício, ela precisa de constância, dedicação. Não é um dia de meditação que vai mudar completamente sua vida, mas eu garanto que se você não desistir e colocar a prática como um novo hábito, você vai sentir muitas diferenças positivas na sua vida como um todo. Em segundo lugar: sim, você consegue. As pessoas precisam tirar da cabeça a ideia de que meditar é não pensar em nada,de que você precisa ficar muito tempo na prática e de que só existe um tipo de meditação. Não, não e não. Existem várias formas de você meditar, inclusive, se exercitando, acredita? E também existem várias opções de duração. Uma prática de 5 a 10 minutos diários já vai fazer muita diferença.

Existem vários aplicativos com meditações guiadas (uso o ‘Insight timer’) e muito conteúdo disponível na Internet a respeito desse tema para você conhecer melhor.Inclusive, te indico assistir os vídeos do meu canal no Youtube (Júlia Horta) e do IGTV (@juliahorta), porque lá eu não só falo sobre esses diferentes tipos de prática, como também já guiei algumas meditações (no Instagram).

PUBLICIDADE

Para finalizar deixo um questionamento: até quando você vai se privar dessa prática que além dos inúmeros benefícios, não tem nenhuma contraindicação, se adapta ao que você precisa no momento e ainda é de graça? Se joga na meditação! Te garanto que não vai se arrepender.

(Júlia Horta é jornalista, Miss Brasil 2019 e leitora convidada)

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile