Ícone do site Tribuna de Minas

Coluna Cesar Romero – 14 e 15 de janeiro de 2024

capa domingo
A ‘chef’ Weruska Fonseca, que comanda o Raízes, com as filhas Júlia e Jéssica: beleza em família (WOLMER MONTEIRO)
PUBLICIDADE

Novos diretores da ACE
A primeira reunião de 2024 da Associação Comercial e Empresarial foi marcada pela criação de novas diretorias.
Segundo o presidente Aloísio Vasconcelos, Manoel Teixeira Lopes assumiu a vice-presidência setorial de Agronegócio, Alexandre Rezende (Multiterminais) a vice de Comércio Exterior e Celso Chapinotte a vice de Inovação e Tecnologia.

Ibiti unida
Ainda repercute a confraternização da grande equipe do Ibiti Projeto, na Vila do Mogol. Um dos destaques foi o emocionante documentário produzido pela Somos Dois Films, de Patrícia e Marcelo Pasquini, apresentando depoimentos dos colaboradores, abordando a regeneração em suas vidas e as esperanças para 2024.
O vídeo, que foi exibido no dia do encontro, é um registro poderoso da atmosfera vibrante e o comprometimento de quem está envolvido com o Ibiti Projeto.

ANIVERSARIANTES DOMINGO
Thaís de Oliveira Lima (foto), Letícia Teixeira Machado, Cláudio Pureza Leonel, Leonora Mansur, Darlan Dutra de Oliveira, Aline Pires Weitzel, Eduardo Alencar, Gerda Machado, Peter Whitaker, Cíntia Almeida Sales, Geraldo Magela, Léo de Freitas, Geraldo Rezende e o baterista Miltinho de Brito, que completa 85 anos.

PUBLICIDADE

SEGUNDA-FEIRA
Francisco Campos Silva, Cláudia Calixto, Paulo Lovisi, Renata Quelotti, Cristianne Méscolin Cozzolino, Murilo Guedes, Helen Lima, Gracielle Nocelli e Cristina Caminhate.

PUBLICIDADE

Agenda musical
Lygia Alcantarino e Flávia Gouvea dão o pontapé nas produções da Gravatás e Amanita em 2024 com o encontro de dois grandes instrumentistas: Dudu Lima e Victor Biglione.
Será dia 29, no Festival Sessions do Brasador.

Larissa Magalhães, Paulo Cesar Magella, Claudia Castilho, Lucimar Brasil e Márcia Neves em recente confraternização da Tribuna de Minas

Dia do Queijo
Na próxima sexta-feira, a Secretaria de Turismo promove mais uma edição do projeto Caminhando pela História.
Em comemoração ao Dia Mundial do Queijo (20 de janeiro), será uma visita guiada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a primeira escola de laticínios da América Latina.

PUBLICIDADE

Negócios em alta
CEO da Clientt Negócios Imobiliários, Alan Matheus comentando que o mercado em Juiz de Fora começou aquecido em 2024, com a venda de três casas de luxo em condomínio.

Dia ‘D’
Celebrado ontem, no Gran Jardim, o casamento de Nathália Oliveira e Gabriel Dornelas. Radiantes, os pais Cristina Maria de Oliveira, Catarina e Marilho Tadeu Dornelas.

PUBLICIDADE

ANTENADO
Está dando o que falar entre os contribuintes – e com muitas reclamações – os lançamentos do IPTU. Alegam que “mudaram o sistema e não conseguem emitir as guias”.
Um leitor chegou a sugerir a prorrogação do prazo de pagamento.
Quem explica?

Para curtir a dois
O Outback Steakhouse, no Independência Shopping, acaba de lançar o “Momento para Dois”, com três opções de ‘menus’ especiais de experiência completa para compartilhar.

Musical circense
O ator Marcos Frota, o eterno Tonho da Lua, no ar na reprise da novela global “Mulheres de Areia”, desembarca na cidade na próxima sexta-feira para a estreia da nova temporada do “Circo dos Sonhos”, no estacionamento do Jardim Norte;
O musical circense reformulado traz uma estrutura inédita, que deu cara nova ao palco, à lona e à iluminação, além de novos números de picadeiro.

PUBLICIDADE

Elegância é bom gosto mais uma pitada de ousadia
(Carmel Snow)

História real
Sobrevivente do acidente aéreo em 1972, com o time de rugby amador uruguaio, Nando Parrado esteve em Ouro Preto, onde foi retratado pelo artista Carlos Bracher.
Aliás, o filme “Sociedade da Neve”, recém-lançado na Netflix, conta a história real da luta pela sobrevivência dos 16 jovens após a queda do avião, por mais de dois meses em parte remota e de difícil acesso nos Andes.

JF POR AÍ…
No ritmo do carnaval carioca
Atual campeã do carnaval do Rio, a Imperatriz Leopoldinense vai tentar o bicampeonato com o enredo “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”. Rafaela Caliman é a musa da escola.
Marcelo Misailidis mais uma vez assina a comissão de frente, enquanto Ana Botafogo a direção artística do casal de mestre-sala e porta-bandeira. A juiz-forana Dani Mari dá um apoio aos bailarinos, na produção. As fotos registram o ensaio que contou com a presença de Carlinhos de Jesus (com Marcelo Misaílidis); Dani Mari Uhebe e Ana Botafogo ladeadas por Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Rainha de Ramos.

PUBLICIDADE

Cidadão paulistano
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o juiz-forano Guilherme Augusto Caputo Bastos recebeu o título de Cidadão Paulistano em sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo. Ele foi homenageado pelos serviços prestados à comunidade jurídica paulistana e nacional, com destaque para o incentivo ao esporte. O reconhecimento foi do ex-vereador Faria de Sá (que faleceu ano passado) e coube à vereadora Edir Sales entregar a homenagem.

No verão de Búzios
Curtindo as praias e a gastronomia de Búzios (RJ), Bia Simões e o fotógrafo Nelson Araujo aproveitaram para lançar o projeto “Looks, câmera, ação!”. Além de treinamento de posicionamento e comunicação visual para lojas, a dupla dá dicas de imagens digitais para turistas que queiram postar ‘looks’ memoráveis da viagem.

Nas trilhas do Parque do Ibitipoca
Amantes de caminhadas na natureza, a jornalista Carla da Hora (com a filha Nicole) e o ‘designer’ Bruno Junqueira clicados na Lombada, o ponto mais alto do Parque Estadual do Ibitipoca, com 1784m. O registro foi a caminho da Janela do Céu, atrativo mais famoso e procurado pelos turistas, com 16 km de ida e volta. Aliás, com 80 mil visitantes, o Parque Estadual do Ibitipoca ficou em quarto lugar entre as unidades de conservação mais visitadas de Minas em 2023.

Revista Momento
Revendo meus arquivos de antigos veículos de comunicação de Juiz de Fora, deparei-me com a coleção da revista “Momento”, que circulou entre 1974 e 1976. Um presentaço do saudoso amigo Waldyr Abizaid. Médico e empresário, Waldyr foi o grande idealizador da revista que tinha como editores José Carlos de Lery Guimarães, Vera Monteiro de Castro Amaral e Edite Dutra Lima. Na redação, Wilson Cid, Luiz Augusto Egypto Cerqueira, Martha Sirimarco, Luiz Fernando Medina, Dormevilly Nóbrega, José Carlos Moreira e Eloísio Furtado (textos), além de Márcio Assis, Reginaldo Arcuri, Newton Mattos Valle, Roberto Dornelas, Eduardo Arbex, Jobér Brochado, Marcelo Mega e Álvaro Lobo (fotos). Nomes de grande projeção no jornalismo e em outras atividades.

Porta para o futuro
Na edição de junho de 1975, a capa apresentava uma belíssima foto (em cores, um avanço para os padrões gráficos da época na cidade) com o novo acesso para o campus da UFJF. A obra inaugurada pelo reitor João Martins Ribeiro representava um marco urbanístico e o título da matéria definia bem: “Porta para o futuro”.
Em seu discurso, João Martins agradeceu “a doação de terras por parte de Elpídio Peçanha e Antônio Carlos Saraiva para a implantação das pistas mais largas”. Ele destacou que “o formato técnico possibilitou levar a Avenida Independência (hoje Presidente Itamar Franco) até o Campus, com a elegância e suavidade de um ‘lacet’ e vencendo um desnível de 140 metros, em pouco mais de 700 metros”. Lembrou ainda que o projeto foi implantado com visão “para servir ao trânsito que cada dia cresce mais e mais, inclusive com a garantia de duas faixas de terra, com cerca de 20 metros para cada lado dos passeios, para proteger cortes e aterros, evitar nocivas edificações e permitir arborização, onde o verde em abundância fará um convite permanente para uma ida ao Campus da UFJF, que agora se integrou na cidade, sem perder suas características indispensáveis ao ensino e à pesquisa, sobretudo o silêncio e a tranquilidade”.

Milton Nascimento em JF
Outro destaque naquela edição da “Momento” era o show “Milagre dos Peixes”, com Milton Nascimento e o Som Imaginário – grupo liderado por Wagner Tiso e Toninho Horta. A arrojada promoção do DCE, articulada pelo presidente Ivan Barbosa e o assessor de Cultura Márcio ltaboray, teve como cenário o Cine-Theatro Central. Com o título “Milton Negro Latino Mineiro”, a matéria de Luiz Augusto Egypto de Cerqueira analisava que “no caso da música popular brasileira, é difícil perceber, no momento uma lógica produtiva em meio à incrível geleia de sabor indefinido das suas tendências mais representativas. Algumas manifestações, porém, ainda se conservam em atitude honrosa no contexto geral. Milton Nascimento é uma dessas ilhas de coerências no mar revolto da criação brasileira”.
Sobre o show, Luiz Augusto observou que “apesar do alto grau de profissionalização, evidenciado na sofisticada aparelhagem sonora de 2.000 watts de potência e equipamento de luz com 60 spots, a identificação palco/plateia não atingiu a perfeição, mas ainda assim Milton conseguiu dar uma amostragem bastante honesta de sua obra”. Foi o primeiro espetáculo feito por Milton e o Som Imaginário, desde que assinaram contrato com a George Ellis Produções Artísticas. Quando Milton entrou em cena, “despejou toda sua imensa força interpretativa, toda sua negritude latina, sobre uma plateia atônita com a dimensão atingida pela mostra”. Detalhe: em uma foto, Milton aparece com a avó, que veio de Três Pontas para assistir pela primeira vez ao show do neto.

VOO LIVRE
}
As irmãs Édina e Fátima Zinato (com as filhas Camila e Carolina) começaram o ano investindo em alta tecnologia na Persona Estética, no Alameda. Adquiriram aparelho de microagulhamento para rejuvenescimento e clareamento da pele.

Contagem regressiva para a Corrida do Verão, dia 28, no Recanto das Águas. Na coordenação, Marcelo Montenegro.

‘Pole position’ do Trade Hotel, José Rocha está com inovações na varanda da Costelaria do Zé. De 17 às 20h, o restaurante tem várias opções na ‘happy hour’ de verão.

O Sindipan JF, presidido por Heveraldo Lima de Castro, comemora 35 anos em 2024.

A banda Código 32 será a atração do carnaval do The Wall, charmoso espaço gastronômico comandado por Andréa Creston e Wander Rocha Cortes em Ibitipoca.

Toninho Buda em ritmo intenso de treinamentos para a Corrida Toca Raul Ibitipoca, agendada para 24 de fevereiro.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude os Seguidores do Bem – SEBE, pelo telefone 3217-4568.

Sair da versão mobile