Autógrafos no Rio
Carioca que viveu a maior parte de sua vida em Juiz de Fora, a psicóloga Neide Magalhães vai lançar o livro “O fascínio da longevidade – Máscaras e conflitos desde o Brasil Colônia”, no próximo dia 23, na Travessa Shopping Leblon, no Rio.
A publicação é resultado de anos de pesquisas na área da psicologia do desenvolvimento humano e envelhecimento saudável.
Viver a velhice
Pesquisas apontam que 90% da população brasileira tem medo de envelhecer. O jovem passou a ser enaltecido no fim do século 18 com a Revolução Industrial. A partir daí, o medo de envelhecer e não ser mais útil se tornou real e foi potencializado com as redes sociais.
Neide ressalta que envelhecer é ter gratidão pela vida e que “é preciso viver a velhice”. Ela lista cinco aspectos essenciais da longevidade: seja positivo, encontre um propósito, cuide da saúde mental, mantenha-se em movimento e tenha hábitos saudáveis.
Cinema em Tiradentes
Dois filmes produzidos em Juiz de Fora vão participar da mostra regional da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, entre os dias de 19 a 27.
“Cabinda”, com direção de Swahili Vidal, narra a história da mulher negra, escravizada por Henrique Halfeld, em sua luta pela liberdade.
E a animação “Diamantes de Acayaca”, de Fernanda Roque e Francisco Franco, que reatualiza a mitologia que aproxima o Império Inca e a exploração de diamantes em Minas durante o período colonial.
Erros são parte do preço que pagamos por uma vida plena
(Sophia Loren)
Por mais segurança
Durante reunião ontem, no auditório da CDL, com a presença do presidente do Conselho de Segurança Pública (Consep), Flávio Mattos, Nilton Azambuja de Loreto, Márcio Tavares, Cláudio Nogueira, Ricardo Rodrigues, tenente-coronel Marcelo Monteiro de Castro e a tenente Camila Fernandes, entre outros, foi apresentado o projeto de pesquisa sobre ordem pública que será conduzido pelo professor Vicente Riccio.
O projeto será finalizado e encaminhado para o comando da PMMG, para análise em busca de apoio para sua execução.
Mais um absurdo
Por causa da ação inescrupulosa de determinadas pessoas ganha espaço a campanha “Fure a garrafa”.
É que estão pegando garrafas de plástico de água mineral em lugares de lixo reciclado, engarrafando com água de torneira para venda de ambulantes. Alguns chegam a embalar um ‘pack’ de 12 unidades com fechamento de plástico.
ANTENADO
Apesar de estar em vigor há duas décadas, a lei que obriga o dono a recolher as fezes de seu animal em ruas e praças ainda é muito desrespeitada.
Outros, que respeitam a norma, erram ao colocar os dejetos em caixas coletoras, quando o certo é levar para casa e jogar no vaso sanitário ou no lixo doméstico.
Sem punição e bom senso, a tendência é piorar.
Em alta no Google
A Copa do Mundo Feminina foi o acontecimento mais buscado no Brasil no relatório do Google “Pesquisas do Ano 2023”. Na sequência, submarino desaparecido e a guerra em Israel e Gaza (que ficou em primeiro na busca global).
A personalidade mais pesquisada no país foi Kayky Brito; Larissa Manoela e Ana Hickmann lideram na categoria mulheres; a posse do Lula na política; tacacá a comida; “Barbie” o filme; Coldplay o show e Al-Hilal o time de futebol. As perguntas mais buscadas foram “O que é intervenção federal?” e “Por que a guerra entre Israel e Gaza?”.
VOO LIVRE
Aniversariando, a artista Nequitz Miguel, Josélio Vitoi Rosa, Mara Costa, Beatriz Alves Duarte e a juíza Mônica Barbosa dos Santos.
Neste sábado, festejam ‘niver’ Angélica Daibert, José Maria Chaves Pereira, Alice Arcuri, Marcos Henrique Miranda, Adriana Pontello, Rodrigo Paccacini, Andressa Tristão, Flávia Lopes, da ‘sommelier’ Ana Cristina Mokdeci e do celebrante Zé Carlos Oliveira.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Ascomcer, pelo telefone 3311-4000.