Para relembrar o talento de Bello
Idealizada pela pró-reitora de Cultura Valéria Faria e sob a curadoria de Mário Tarcitano, será aberta nesta quinta, a exposição com 300 charges do genial José Bello da Silva Júnior – o Bello – que, durante quase 30 anos, narrou e comentou a história política e social de Juiz de Fora e do Brasil nas páginas do extinto “Diário Mercantil” e “Tribuna de Minas”.
A mostra “Saudades do Bello” acontece no Espaço Reitoria, no Campus, em homenagem ao artista, falecido em 2011 aos 55 anos.
Herdeiro em BH
Nasceu ontem, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, Pedro Corrêa de Oliveira – o PCOzinho – filho de Fernanda e Paulo Cesar Alkimin de Oliveira – diretor do Clube de Permuta.
Bisneto de Syléa Carvalho de Souza, o ‘baby’ é neto do jornalista Paulo César de Oliveira e Dolores Alkimin, e de Lúcia Andréa e Vitor Corrêa, ambos juiz-foranos.
Quem são eles?
Muito interessante o Memorial Carijó, espaço aberto no site do Tupi que reúne dezenas de fotos de grandes nomes que passaram pelo clube nestes 103 anos de história. Mas faltou um detalhe essencial: as legendas.
Memória ferroviária
Projeto de extensão da UFJF, coordenado pelo professor Marcos Olender, está resgatando a memória ferroviária de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Ewbank da Câmara, Antônio Carlos, Santos Dumont e Barbacena. Iniciado em 2013, o projeto identifica os patrimônios culturais ferroviários, catalogando-os em um inventário, como patrimônios materiais (casas dos maquinistas, estruturas arquitetônicas, acervos documentais de sindicatos e familiares dos trabalhadores) e de patrimônios imateriais (expressões culturais e tradições como uma escola de samba e um time de futebol criados em Santos Dumont pelos ferroviários.
Voando baixo
Uma ‘blitz’ com radar portátil, da Polícia Rodoviária Federal, notificou, em apenas uma hora, 96 veículos com excesso de velocidade na BR-040, sentido Juiz de Fora. O mais grave envolveu um Mercedez CLA 200, com placa de Petrópolis (RJ), que estava a 180 km por hora.
Na agenda
Hoje, no Spazio Design, tem ‘coq’ inaugural da Constanza Leather Design, pilotada por Marcelo Liguori Goyata e o filho Marcelo, responsáveis por outros empreendimentos em Barbacena e Itaipava (RJ).
Antenado
Sem uma solução definitiva, os “flanelinhas” continuam abusando e cobrando por estacionamento em ruas e avenidas, como se fossem donos das vias. O último registro na região do Aeroporto, onde rasgaram o pneu de um carro porque a proprietária se negou a pagar R$ 20, não pode ficar impune sob pena da prática virar rotina.
Toque
“Brega é perguntar o que é chique; chique é não responder” Zózimo Barroso do Amaral