Ícone do site Tribuna de Minas

Fala Quem Sabe: Avant, Casa D’Itália

PUBLICIDADE

Fala Quem Sabe:

 Avant, Casa D’Itália

Resana é uma comuna na região de Vêneto, província de Treviso no Norte da Itália e foi lá que tudo começou …

PUBLICIDADE

Meu bisavô Pedro Bragagnolo, atraído pelas promessas da terra farta de oportunidades, imigra para o Brasil em 1897, para a nossa querida Juiz de Fora, conhecida como a Manchester Mineira. Com esposa e cinco filhas foi conduzido à Fazenda da Floresta para trabalhar na indústria têxtil. Aqui se estabeleceu com sua esposa Catarina Candioto e tiveram mais quatro filhos, dos quais três homens. Sendo de família de ferreiros não se adaptou às condições de tecelão e logo com suas habilidades e empreendedorismo tratou de montar seu próprio negócio, com seus três filhos, cujo caçula era o meu avô, Augusto Giácomo Bragagnolo.  

Sendo assim, com o pai já idoso, João Ângelo, Antônio Guilherme e Augusto Giácomo Bragagnolo inauguraram a Serralheria Bragagnolo e Irmãos, empresa de grande importância para o desenvolvimento da cidade. Junto às famílias Delmonte, Giancoli, Betti, Zanetti, Arcuri, Passarella e tantas outras, se uniram para a construção da Casa D’Italia. Nossa serralheria doou as ferragens, o pórtico principal e as janelas de ferro. Junto ao mutirão de italianos que para cá vieram contribuíram para erguer um espaço que representasse a nossa terra natal, onde todos poderiam se reunir em eventos sociais, de formação, culturais e confraternização.

Esta casa representa um marco de solidariedade e sacrifício em prol da união de um povo que deixou sua terra e construiu aqui vida nova para suas futuras gerações, trazendo alegria, cultura, tradições, música e o melhor de sua gastronomia. Os Bragagnolos são hoje uma família já na quarta geração tendo gerado profissionais na área médica, empresarial, profissionais liberais e comerciantes. Somos nós, que extremamente consternados com o que ocorre hoje com a nossa Casa D’Italia, não podemos aceitar um desfecho tão absurdo. Um patrimônio construído com amor e suor pertence a todos nós e não deve ser leiloado. Vamos lutar e contamos com toda a população de Juiz de Fora para conservar vivas nossas raízes e fazer com que toda a tradição italiana seja preservada.

PUBLICIDADE

(Marcelo Bragagnolo de Mendonça é advogado, empresário e leitor convidado

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile