Ícone do site Tribuna de Minas

Fala Quem Sabe: Transformação tecnológica, um diferencial na engenharia consultiva

PUBLICIDADE

Fala Quem Sabe: Transformação tecnológica, um diferencial na engenharia consultiva

A engenharia consultiva permite que as melhores práticas em planejamento e controle, estudos de viabilidade, elaboração de projetos conceituais, básicos e executivos, supervisão, fiscalização e gerenciamento sejam aplicadas na implantação de empreendimentos contribuindo para que ocorra dentro do escopo, prazo e custo previstos com a devida qualidade, segurança do trabalho e sustentabilidade. As empresas de engenharia consultiva buscam mão-de-obra de excelência, capacitada para prestar serviços especializados antevendo situações-problema e trabalhando em cenários e em gerenciamento de riscos agregando valor às implantações.

No entanto, a crise política-econômica-social-ética que afetou fortemente o país, e neste contexto específico a engenharia consultiva, levou as empresas a uma ‘guerra’ pela sobrevivência quando à qualidade e à experiência são colocadas em segundo plano em prol do menor preço, levando os serviços prestados e produtos gerados a uma espécie de comoditização. Com vistas à retomada do crescimento, empresas que prezam pela qualidade e princípios éticos vêm se reestruturando, buscando se diferenciar e conquistar clientes.

PUBLICIDADE

Ferramentas, metodologias, modelagens e processos, se bem aplicados, fazem esta diferença. Muitas inovações são oferecidas no mercado e aqui são ressaltados alguns exemplos de sucesso experimentados em projetos: (i) o uso de drones em monitoramento e acompanhamento do avanço físico de obras; (ii) a aplicação do BIM (Building Information Model), um modelo virtual equivalente à construção real que auxilia a gestão das interfaces das diferentes disciplinas; a gestão da comunicação por meio da visualização tridimensional das várias etapas da obra antes mesmo de seu início; a integração com cronograma e orçamento apoiando análises para redução de custos e de prazos e dando insumos para tomadas de decisão; (iii) portal web contendo relatórios online com informações técnicas e fotos da obra, permitindo que os principais stakeholders acessem no mesmo instante em que forem postados e acompanhem a implantação de qualquer lugar onde estejam, dentre outros.

Desta forma, pode-se afirmar que a transformação tecnológica, se aplicada corretamente, pode ser um diferencial estratégico, posto que a tecnologia nos permite viabilizar serviços e produtos com qualidade, eficiência e eficácia, agilidade e tempestividade.

( Karla Kiffer é “Engenheira do Ano 2018” e leitora convidada)

PUBLICIDADE

Eles Acontecem

Sucessão na Câmara : Durante almoço na sexta-feira, um grupo de vereadores reafirmou seu apoio à candidatura de Luis Otávio (Pardal) à presidência da Câmara e descartou qualquer possibilidade de mudança ou desistência. Segundo Pardal (ladeado pelos vereadores Sargento Mello Casal, André Mariano, Charlles Evangelista, Júlio Obama Jr., Sheila Oliveira, Ana Rossignoli, José Mansueto Fiorilo, Cido Reis e Wanderson Castelar) “agora, todos estão focados na eleição da Mesa Diretora, no próximo dia 14”.

 

PUBLICIDADE

JF Por Aí

 

<
>
Atriz de JF na telinha global: Após ter interpretado a cantora Elis Regina no cinema, a atriz juiz-forana Andréia Horta está novamente caracterizada como a grande artista para a minissérie global "Elis - viver é melhor que sonhar". Com estreia marcada para 8 de janeiro, a minissérie é baseada na cinebiografia "Elis" (2016), com quatro episódios e cenas inéditas do filme. A direção é de Hugo Prata, que também assina o roteiro com George Moura, Luiza Bolognesi e Vera Egito. FOTO: AGNEWS, RAPHAEL CASTELLO

Eles Acontecem

PUBLICIDADE
Aluna e professora premiadas: A aluna Marcella Marino e a professora Priscila Maini, do Colégio Academia, foram homenageadas pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) pela conquista do 1º lugar no concurso de Redação do Sindicato da Indústria de Laticínio de Minas, com o tema “Um copo de leite, um copo de saúde”. Marcella concorreu com estudantes de mais de 150 escolas e foi clicada entre o presidente do Sinepe, Flávio Dani Franco, o diretor do colégio, João Luís Polisseni Cotta e a professora Priscila.
Sair da versão mobile