O mundo virtual tem sido, nos últimos tempos, uma das principais descobertas tecnológicas, mas em meio a tantas críticas, não devemos considerá-lo ruim para as crianças, visto as páginas criadas especialmente para cada faixa etária. A rede é um ambiente para exploração, cheio de possibilidades interessantes e, para um saudável uso, o que não podemos deixar de fazer, é contar com a segurança na navegação. Afinal, antivírus e filtros estão no mercado para contribuir no controle dos acessos.
O acompanhamento dos adultos é de grande importância e os acessos devem ser sempre vigiados. Assim, as crianças utilizarão somente as páginas aprovadas pelos familiares, dando preferência aos conteúdos pedagógicos.
Apesar das preocupações estarem presentes, não podemos deixar de tratar da lista de benefícios da tecnologia: nossas crianças ficam com o raciocínio mais rápido, mais ágeis, com boa coordenação motora, ganhando na capacidade de aprendizado. Sem esquecer dos estímulos afetivos sociais, já que é possível reforçar laços de afeto com pessoas distantes e reduzir a timidez.
Portanto, junte-se aos pequeninos e aproveitem o que esse universo virtual tem a oferecer!
Clara Duarte, psicopedagoga e leitora convidada