Fala Quem Sabe: Reflexos de uma gestão eficiente do tempo
Existem inúmeras maneiras de melhorar a sua capacidade de gerir seu tempo. As duas principais são: desenvolver a virtude da organização e evitar a procrastinação. Organizar documentos, objetos, roupas, equipamentos de trabalho faz com que você ganhe bastante tempo em sua rotina, otimizando seu tempo e seu prazer em realizar suas tarefas diárias. Quando tudo está bagunçado, fora do lugar correto, a nossa tendência a enrolar e adiar tarefas aumenta muito e a procrastinação é a grande inimiga da gestão eficiente do seu tempo e do seu sucesso.
Etimologicamente, a palavra “procrastinar” vem do latim ‘procrastinatus’, ‘procrastinare’, que significa “à frente de amanhã” na tradução literal. Sabe aquele ditado? Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje? Então, o procrastinador não deixa só para amanhã, ele deixa para além do amanhã…
Brincadeiras à parte, esse hábito de deixar tudo pra última hora, viver adiando atitudes, mudanças e compromissos, em alguns casos pode ser sinal de questões psicológicas mais complexas como depressão, TDAH (déficit de atenção e hiperatividade), estresse, Burnout e transtornos de ansiedade.
Se você tem essa tendência observe atentamente o que te leva a adiar os compromissos e a não concretizar seus planos. Perceba se é uma questão de preguiça crônica, falta de motivação, anedonia, apatia, se é uma questão de má gestão do tempo por falta de instruções sobre como organizar sua agenda ou se você está de fato se sobrecarregando demais com diversas atividades.
Busque ficar consciente de seus processos interiores e não hesite em buscar ajuda!
Você merece ver sua vida fluindo! Merece concretizar todos os seus sonhos, efetivar suas metas e se tornar a melhor versão de si mesmo(a)!
(Júnia Bretas é palestrante de desenvolvimento humanos e leitora convidada)
JF Por Aí…