Ícone do site Tribuna de Minas

Jéssica Melo e Rayla Siano

Jéssica Melo e Rayla Siano Foto: Wanderson Monteiro
Jéssica Melo e Rayla Siano Foto: Wanderson Monteiro
PUBLICIDADE

Benefícios do vinho
Presidido por Humberto Campos, o 18º Congresso Sabincor de Cardiologia, em formato virtual, termina neste sábado com palestra de Cláudio Domênico e do próprio Humberto. Às 11h45, pelo Zoom, eles vão falar sobre “Benefícios do vinho na saúde cardiovascular”.

Registro
A cidade amanheceu, ontem, com a triste notícia do falecimento do arquiteto Jean Kamil (85 anos), vítima de uma parada cardíaca. Mineiro de Carangola, ele era formado em engenharia pela UFJF e arquitetura pela faculdade de Barra do Piraí (RJ). Ao lado do amigo João Navarro Saggioro, fundou a JJ Engenheiros, responsável por dezenas de grandes empreendimentos imobiliários, notadamente em Juiz de Fora e Cabo Frio (RJ). Apreciador das artes plásticas, Jean gostava de prestigiar os talentos da cidade com suas obras no ‘hall’ dos prédios que projetava – no “Stella Central” merecem destaque os três trabalhos de Ruy Merhreb, apenas para exemplificar.  Paralelamente à arquitetura, Jean Kamil atuou no Ipplan, presidiu o Clube de Engenharia, quando reformou a sede do edifício “Baependi”, foi diretor-presidente da Cesama e um dos primeiros professores do curso de arquitetura na UFJF.  A coluna se associa às muitas manifestações de pesar aos filhos, Jean Paulo, Cilene e Jeana Kamil.

Um acadêmico ilustre
Um dos fundadores da Academia Rio Branco, nos anos 1980, Jean Kamil durante muito tempo foi presença frequente nos divertidos jantares e almoços, evidenciando o bom papo. Quando presidiu o clube de amigos, deixou sua marca montando a sede nos dois últimos andares do edifício “Dona Liu”. Ele próprio cuidou do projeto e do mobiliário.  “Para o médico e acadêmico José Licério Neves, “o Jean é desses amigos que ficam guardados no lado esquerdo do peito. Uma amizade de 60 anos. Difícil falar mais”.

PUBLICIDADE

Um projeto icônico
Jean Kamil foi quem projetou a primeira etapa do Hospital Monte Sinai. Com estilo arrojado, o prédio inovou pelas suas formas e o conceito da circulação periférica para acompanhantes e visitas, além de contribuir para o aumento do controle da infecção hospitalar e proporcionar mais privacidade para quem está trabalhando.  Muito sentido, o diretor Ricardo Campello comentou sobre a grande admiração que tinha pelo estimado arquiteto: “o Monte Sinai foi um projeto icônico em sua carreira brilhante”. Campello lembrou, também, que o primeiro projeto dele em Juiz de Fora foi a casa de seus pais, Dyle e Paulo Antônio – conterrâneos de Carangola – construída na Rua Lindolfo Gomes, em São Mateus.

Nomes curiosos
A pandemia do novo coronavírus promoveu muitas mudanças, como a escolha dos nomes dos bebês. Na Índia, um casal batizou os filhos de Covid e Corona. Um outro casal, bloqueado a milhares de quilômetros de sua residência, no estado de Rajasthan, optou pelo nome de “Lockdown” para o filho.

Ares positivos
No Brasil, os pais escolheram nomes que remetem à positividade. Aurora (nascer do sol), Tales (florescer e verdejar), Zoe (cheia de vida) e Valentina (valente) estão entre os preferidos em 2020.

PUBLICIDADE

Antenado
Dois jovens que desciam a Rua Floriano Peixoto, ontem pela manhã, causaram indignação e revolta. Simplesmente, tiraram as máscaras e as jogaram dentro de um táxi que estava estacionado e com as janelas abertas. Um comportamento boçal.

Show virtual
As bandas Onze 20 e Rad das Minas abrem o festival cultural do complexo Moinho, em Francisco Bernardino, neste sábado, às 20h, com transmissão pelo YouTube. Domingo, às 19h, é a vez de Alessandra Crispin e Caetano Brasil.

PUBLICIDADE

Para agendar
Thereza Badaró e José Luiz Magalhães comentavam, ontem, sobre a noite de Natal, no Haras Morena Resort. Com especialíssimo serviço de ‘buffet’, atividades de recreação e chegada do Papai Noel. Rigorosamente seguindo os protocolos de saúde.

Toque
“Nunca houve uma noite ou um problema que pudesse derrotar o nascer do sol ou a esperança”.
Bern Williams

Voo livre

PUBLICIDADE

Após um período de licença, quem reassumiu a presidência do Sintec foi Sérgio Felix. Está cheio de projetos para 2021.

No Hotel Green Hill, é intenso o movimento de pilotos e equipes participantes do SuperBike Brasil, competição de motos que acontece neste domingo, no Autódromo Internacional Potenza, em Lima Duarte.

Circula neste domingo, encartada na Tribuna de Minas, a edição “CR Especial Gerações”, destacando pessoas que movimentam a economia da cidade. Um luxo!

PUBLICIDADE

Estão aniversariando, o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, Fernanda Falabella, os irmãos Beatriz Senra Lovisi e Cláudio Otávio Vidal Senra, os fotógrafos Wanderson Monteiro e Padinha, Patrícia Freire, Ana Maria Cruz, Maria Lúcia Alvim, Luciana Caldas de Morais e a vereadora Ana Rossignoli.

Papaulo Martins coordena a transmissão ao vivo do 8º Congresso Brasileiro de Cirurgiões, direto do estúdio da Lupavídeo, para uma plataforma de ‘e-comerce’ com 500 participantes.

Neste sábado é a vez do ator Maurício Ribeiro, Mário Manzolilo de Moraes, Marlos Andreucci Itaboray, Walmer Riani e Luís Fernando Fabri.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres (3211-8401).

Coronarvírus – Previna-se. Use máscara.

Neste sábado, é dia de ombros de fora…

Sair da versão mobile