Ícone do site Tribuna de Minas

Animais e flores decoram

6a1f7e8a 2e6d 45fe 8b8a 6da0e0596d56 1
PUBLICIDADE

A arte é uma manifestação enigmática e transformadora, relacionada diretamente com o design mundial, onde é retratada sob o foco das diversas questões que englobam os acontecimentos atuais, fatos históricos e temas do cotidiano. Pode ser relacionada à biodiversidade, temas que englobam a natureza ou qualquer assunto em debate no momento, gerando uma forma de expressão cultural. Sempre, atrás de cada obra, existe uma doce história a ser revelada ao público. Os ambientes contemporâneos recebem os quadros produzidos por artistas plásticos com o objetivo de valorizar a decoração de interiores e o espaço projetado, oferecendo uma atmosfera personalizada. Animais e flores ganham cada vez mais as explorações artísticas, sejam em estampas, esculturas, papel de parede e pinturas vanguardistas com a técnica acrílica sobre canvas, ideal para telas com dimensões generosas. Para escolher uma obra de arte, é preciso deixá-la tocar as emoções subjetivas de cada pessoa. É amor à primeira vista.

Moda e design

A tendência começou com os tecidos, tapetes de onça e zebra, além de outros materiais que mostravam o “animal print” como uma arte democrática e decorativa, assim como as flores estampadas ou silkadas. Ao mesmo tempo, inserir estampas de animais ascendeu no mundo da moda, começando por grifes como Dolce & Gabanna, Ralph Lauren e Roberto Cavalli, funcionando como elementos estratégicos para modernizar as marcas. Na decoração, pequenos itens retratando os fashion animals e o flower design favoreceram os projetos de interiores e tornaram-se elementos ornamentais preferidos de muitos arquitetos e designers. Os quadros com pinturas, outra forma de decorar com a fauna e flora, ganham os espaços e personalizam os cantos especiais da casa, escritórios e espaços comerciais.

A artista plástica Patrícia Malvacini, tornou a sua quarentena produtiva. “Baseada nos tecidos, fiz uma pesquisa e busquei retratar os grandes animais da África, ameaçados de extinção, como elefante, girafa, leão, rinoceronte e zebra “. É preciso saber dosar tudo que remete ao tema com os outros adornos, mobiliário, texturas e revestimentos, gerando um espaço equilibrado e harmônico visualmente. Geralmente, um quadro maior é o suficiente, escolhendo um ponto de destaque para expô-lo. Uma outra opção é a sequência com miniquadros, desde que não seja exagerada. A iluminação com os recursos das lâmpadas especiais e luminárias adequadas é essencial para valorizar as telas. As paredes, pintadas em seu revestimento final com cores neutras, efeito obtido através das tintas acetinadas e foscas, ajudam a valorizar os quadros com animais ou flores de espécies exuberantes expostos estrategicamente. O animal print e as flores combinam com todos os estilos, basta a sensibilidade de harmonizar as peças com bom gosto. As estampas animais e florais podem estar presentes em almofadas, porcelanas, objetos decorativos e até aparelhos de chá.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ficha técnica:
Telas: Mostra Savana
Fotos: Arquivo fotográfico Patrícia Malvacini

Sair da versão mobile