Tópicos em alta: novembro azul / enem / Mercedes-Benz / bolsonaro / polícia

Inovar no seu negócio pode ser fácil

Inovação é algo que deve estar presente no dia a dia das empresas, caso queiram continuar existindo por muito tempo

Por Bruno Castro Lyra da Silva, analista do Sebrae Minas

27/08/2019 às 08h00 - Atualizada 26/08/2019 às 11h06

Hoje em dia, ainda é comum associarmos o termo “inovação” a algo disruptivo, caro e com base tecnológica. Embora estejamos vivendo uma era em que a mudança é algo constante em nossas vidas, muitos de nós não compreendem o conceito real de inovação. Temos que nos habituar ao novo, porém, engana-se quem acha que, para inovar, é preciso reinventar a roda.

Inovar nas organizações não é necessariamente criar algo novo, do zero. O Sebrae Minas define inovação a partir de três principais objetivos: criar diferencial, neutralizar a concorrência e aumentar a produtividade. Entretanto, para inovar, basta que a empresa melhore um produto ou adote um processo ou método de gestão que seja novo para ela – e não necessariamente para a concorrência ou outros negócios. Vale observar, contudo, que inovação só é relevante se for capaz de gerar valor para os clientes. São eles que decidem o valor de uma inovação. Não faz diferença quão inovadora uma empresa pensa que é. O que importa é se os clientes pagarão por seus produtos ou serviços. A Starbucks, por exemplo, fez os consumidores pagarem o triplo do preço em uma xícara de café com leite, não pelo fato de o café ter o melhor sabor, mas porque a empresa conseguiu proporcionar uma experiência ao cliente – um espaço que reúne casa e trabalho.

A inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo. Entretanto, poucas empresas tomam algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática. Existem duas causas para que isso não ocorra com tanta frequência: visão ultrapassada sobre inovação e desconhecimento de ferramentas que ajudam a colocá-la em prática. Mas a inovação é necessária para que as empresas se desenvolvam, de maneira sustentável, em qualquer ambiente em que estejam inseridas.

O conteúdo continua após o anúncio

Diversas instituições auxiliam quem quer inovar. O Sebrae Minas, por exemplo, possui vários produtos em seu portfólio que auxiliam o empresário a inovar. Um deles é o Sebraetec, que subsidia em 70% o valor total de consultorias em diversas áreas como design, produtividade, qualidade etc. Outro produto oferecido é o Programa ALI, em que um bolsista (pesquisador do CNPq) vai até a empresa, elabora um diagnóstico e realiza um acompanhamento in loco e continuado, aplicando diversas ferramentas de inovação, de forma gratuita e precisa. Além disso, o Sebrae Minas oferece cursos e capacitações para que o empresário possa se atualizar nesse ambiente de constante transformação, bem como eventos, palestras e workshops relacionados a este tema.

Qualquer empresa pode e deve inovar, caso queira continuar existindo por algum tempo. Basta ter força de vontade e sempre se manter atualizado.

Sebrae Minas Regional Zona da Mata e Vertentes

Sebrae Minas Regional Zona da Mata e Vertentes

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia