Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Ressaca, que é e como evitar

Por Alice Amaral

29/12/2021 às 08h51 - Atualizada 29/12/2021 às 10h39

Veisalgia, popularmente conhecida como ressaca, ocorre após o abuso de bebidas alcoólicas. É uma intoxicação aguda pelo álcool, e o corpo na tentativa de metabolizar, sobrecarrega os órgãos envolvidos no processo, principalmente, o fígado, gerando um desequilíbrio no organismo. Geralmente, ela aparece de seis a oito horas após o consumo de álcool e pode durar até 24 horas.

Os sintomas mais comuns são: boca seca e muita sede devido à desidratação; náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, taquicardia, anorexia, aumento da sudorese, tremores, dores musculares, cansaço, tontura, aumento da sensibilidade à luz, dor de cabeça, dificuldade de concentração, ansiedade, irritabilidade e depressão. Ela pode causar, também, complicações como a diminuição do desempenho escolar e no trabalho e um comprometimento para executar atividades, como dirigir ou operar máquinas pesadas.

O álcool é a droga mais consumida no país e o ideal é evitar o abuso de bebidas alcoólicas. Porém, se isso não for possível, devemos tomar os seguintes cuidados:

beber devagar;

não beber com estômago vazio;

O conteúdo continua após o anúncio

comer antes de beber, principalmente alimentos ricos em proteínas e carboidratos, para diminuir a velocidade de absorção do álcool. A recomendação é, dias antes, ingerir alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas, como peixes e azeite. Ingerir alimentos com gorduras enquanto estiver bebendo, como oleaginosas (nozes), azeitona, salmão, azeite, semente de abóbora, ovo de codorna, tofu, além de tomar água antes, durante e depois. A dica é alternar 500 ml de água para cada dose de bebida.

Tratamento

Repouso. Nada de fazer exercícios neste dia porque o corpo está fraco e precisa se recompor;

Tomar banho com água fria e se hidratar (de preferência água de coco natural, que é um isotônico e ajuda a equilibrar os eletrólitos).

Você também pode preparar um isotônico natural em casa. Para cada litro de água, utilize 1/3 de colher de chá de sal integral. Os chás de boldo, erva doce, carqueja também ajudam muito.

Além disso, evite cafeína (chá preto, café, refrigerantes do grupo cola e mate) e alimentos pesados.

Consuma alimentos de fácil digestão, como carnes magras, sopa de legumes, frutas ricas em água (melancia, melão, abacaxi, limão) e também faça o uso de banana com mel.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia