Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Highlights: Tendências da Casa Cor

A natureza entra para a casa

Por Aletheia Westermann

06/06/2021 às 07h00 - Atualizada 02/06/2021 às 22h00

A vontade de trazer a natureza, o natural para dentro do lar já vinha se consolidando há tempos, e em tempos pandêmicos a tendência Urban Jungle se tornou ainda mais consolidada. Dentro dessa busca pela sensação de bem-estar, o verde, o jardim, as plantas são uma das vias que trazem para o ambiente esta atmosfera de calma e tranquilidade, aliviando o estresse e purificando o ar. O verde pode estar em qualquer ambiente. Até mesmo no banheiro! Experimente compor diferentes texturas, cores e formatos em móveis, aparadores, estantes, vasos e cachepôs. Misturados com outros objetos ganham charme e dão vida ao décor. Porém escolha as espécies de acordo com as condições de luz e umidade, além, claro, de combinar com sua rotina.

O cuidado com o meio ambiente

A preocupação em reduzir os impactos ambientais é outra tendência que permanece como prioridade. Já há maneiras de construir que vão de encontro com a redução de resíduos produzidos tanto na fase da obra quanto no momento dos acabamentos; ou com materiais recicláveis que causam um menor impacto ao meio ambiente, como é o caso da madeira de reflorestamento, dos tijolos de barro e das estruturas reaproveitáveis.

Iluminação

A iluminação natural também vira protagonista. Grandes aberturas de vidro em janelas e portas ampliam os ambientes, deixa a paisagem entrar e trazem a sensação de relaxamento. Além disso, mantenha o espaço funcional e organizado, removendo a poluição visual do que não é necessário e dando espaço para a energia fluir.

O conteúdo continua após o anúncio

Espaços de descompressão: varandas e banheiros

Dois espaços indispensáveis para o morar contemporâneo: varandas e banheiros podem ser o refúgio ideal durante os longos dias dentro de casa. A varanda é o local perfeito para o descanso e o reencontro. Com um mobiliário confortável e prático, o ambiente pode ser a extensão do living, um espaço agradável para o cultivo de hortas e plantas…

Já os banheiros, além de sua função primordial, tornaram-se um lugar de relaxamento e bem-estar e hoje são projetados com conceitos altamente estéticos. Apontados como tendência, os banheiros spa trazem espaços para relaxamento e mindfulness. Materiais inovadores, sustentáveis, vanguardistas e tecnológicos deixam o caminho livre para todas as ousadias de formas e cores. Resinas, concreto, vidros, mármores, madeiras e uma infinidade de revestimentos atraentes já fazem parte do projeto.

Quer saber mais, siga também nosso blog www.tribunademinas.com.br/blog/aletheiawestermann

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia