Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Cardápio fashion

Por Ana Paula Calixto

11/02/2022 às 07h00 - Atualizada 10/02/2022 às 19h42

Uma das maiores queixas na arte de se vestir é a escolha do look do dia. Falta de criatividade, de intimidade com o armário, com o próprio estilo… falta de paciência! São muitos os fatores que interferem na montagem da produção do dia. Gosto da analogia do vestir com o cozinhar. Imagine seu guarda-roupa como uma despensa de onde você vai tirar os ingredientes para montar o prato do dia, ou seja, o seu look. Pense quais são os ingredientes principais que estão no seu armário e faça a arte de combinar ou, melhor ainda, a arte de harmonizar! Um fator determinante na escolha do look é saber quais peças vão bem com quais peças. Com o look pronto é hora de temperar! Montar um bom visual é como fazer um prato gostoso: você precisa de ingredientes de qualidade combinados e temperados adequadamente. Para facilitar a sua vida tenha sempre uma base, o arroz com feijão bem temperadinho que sempre funciona, e vá aos poucos mudando os acessórios ou uma peça, montando várias opções.

No meu curso proponho utilizar o “Cardápio fashion”, um recurso que criei para servir como inspiração para explorar o máximo do armário. A ideia é buscar no cardápio opções para o look do dia a partir de uma sugestão de silhueta, cor, estilo, tendência, brilho, estampas, mistura de estilos. Funciona assim: a partir de uma lista de sugestões você busca no armário peças, ou seja, os ingredientes, para compor o prato, ops, o look do dia. O cardápio pode sugerir peça única, cores, silhueta, tendência, brilho, estampas, mistura de estilos. Escolha o item do seu guarda-roupa e crie!

Segunda-feira: pode ser o dia da peça única e você começa a prestar atenção no seu armário, o que você tem de macacão, vestido, conjuntinho (que são 2 peças mas já está com o look pronto)

Terça-feira: a sugestão pode ser cores e daí surgem inúmeras possibilidades para usar, você pode escolher fazer combinações de cores, usar look monocromático, pensar na sua cor favorita

Quarta-feira: pode ser a vez de buscar referências de alguma tendência que está acontecendo na moda e montar uma produção com essa inspiração

Quinta-feira: você pode investir na alfaiataria, mesmo que seja só uma peça

O conteúdo continua após o anúncio

Sexta-feira: pede mais ousadia, quem sabe experimentar um novo estilo de roupa, se inspirar em alguma década

Sábado: pode ser o dia da estampa e, como “todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite”, coloque os brilhos do seu armário pro jogo

Domingo: uma boa oportunidade de tentar algo novo, ressignificar alguma peça, fazer um mix de estilos e já se inspirar para a semana que vai recomeçar

Construir um look interessante é uma habilidade que demanda investimento de tempo e autoconhecimento. Bom gosto se aprende e a prática é o melhor professor. Trabalhe para aumentar o seu repertório, pesquise, busque inspirações de produções e experimente! Para saber se gosta mesmo do prato tem que provar, experimentar. Com a sua produção é a mesma coisa, tem que experimentar e dar aquela fugidinha no espelho para avaliar se está ornando! Um look coerente, harmônico, é aquele que conquista o equilíbrio entre os três pilares: cor, silhueta e estilo.

A cor é o elemento que chega primeiro em um look e, como já sentenciou Chanel: “a melhor cor do mundo é aquela que fica bem em você”. Nenhuma cor é proibida, o segredo é equilibrar, olhar o todo e se sentir bem com as suas escolhas. Aliás, sentir-se bem deve ser o principal objetivo! A cor é mensageira poderosa da comunicação da moda, item importantíssimo no efeito da imagem pessoal, exerce força psicológica e física. Use-as a seu favor!

A silhueta atende à regra número um do vestir: conheça o seu corpo e busque peças que valorizem as suas proporções. Para escolher a peça perfeita você deve avaliar o caimento, a qualidade, a estrutura da roupa, o tecido. Fique atenta aos ombros, comprimento, volume , corte, como está o acabamento da peça, as costuras, o forro. A moda mora nos detalhes.

O estilo é a sua expressão de identidade. Tenha um estilo para chamar de seu e que expresse o seu momento de vida. Você deve se vestir para a vida que está levando. O verdadeiro estilo pessoal é feito sob medida, encontre um padrão: materiais, peças, cores, texturas, modelagens, silhuetas, formas, peças específicas, seus detalhes favoritos e use-os repetidamente. Estilo é repetição.

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia