Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Mais cor, por favor

Positividade, otimismo, alegria e esperança na retomada

Por Ana Paula Calixto

05/11/2021 às 07h00 - Atualizada 04/11/2021 às 19h23

Neste cenário de retomada que está se desenhando, nada melhor do que as cores para trazer positividade, otimismo, uma pitada de alegria e, por que não, esperança. As cores vibrantes são um dos grandes artifícios usados para deixar os looks mais alegres e divertidos, além de serem facilmente exploradas na hora de montar o visual. Há vários estudos sobre os efeitos das cores no nosso emocional, teorias de como elas afetam nosso humor e também como somos percebidos. Desta forma, não faltam motivos para as cores invadirem os looks do dia a dia, as vitrines e também a coluna! Produzi essas fotos para a primeira atividade prática com os meus alunos de produção de moda na faculdade em que leciono, e não poderia escolher outro tema que não fosse as cores!

Cor é intenção, então use o que faz sentido pra você . Já parou para pensar qual cor representa a sua personalidade? A harmonia é um valor pessoal e intransferível, e uma das maneiras mais eficazes para conquistá-la tem a ver com a tonalidade das peças que escolhemos para nossos looks. A cor é um importante fator na comunicação não-verbal, e as nossas escolhas da arte de vestir transmitem sensações e geram sentimentos e até julgamentos inconscientes a nosso respeito. Por isso, entender o efeito das cores na nossa aparência pode nos ajudar a nos entendermos e, principalmente, a decidir de forma estratégica o que queremos comunicar.

Versão colorida

Antes de tudo, pare para pensar: quais cores você mais tem usado? Será que precisa mudar alguma coisa, talvez incluir cores novas no seu guarda-roupa? De 0 a 10, qual a importância que você tem dado para o uso de cores nos seus looks do dia a dia?

Tudo começa pela escolha de peças que valorizam mais o seu corpo. Atenção à modelagem a ao tecido, nem sempre numa roupa que não lhe caiu bem a culpa é da cor. Seja qual for o seu estilo, sempre é possível acrescentar cor nas suas produções. Vá aos poucos, aposte em uma peça apenas ou um acessório colorido. E sempre escolha cores que você gosta, que você se sente segura.

Comece sua imersão nas cores pelos looks monocromáticos ou tom sobre tom. Misture as tonalidades. Na dúvida em misturar cores, aposte em combinações vencedoras, como rosa com vermelho, laranja e azul, roxo e amarelo, verde com laranja, azul e verde. Uma boa maneira de não errar na hora de usar uma roupa colorida é apostar no conjuntinho, aquela roupa que já vem pronta da loja pra você!

Use cores que você gosta. Não tente usar uma cor da moda que não te agrada nem um pouco, a moda não permite blefe! A roupa deve ser pensada como um todo, levando em consideração a maquiagem e os acessórios. Para manter a elegância, colorida da cabeça aos pés: opte por recortes mais básicos e peças clássicas como calça de alfaiataria, camisa, blazer. Busque referências para se inspirar.

O conteúdo continua após o anúncio

O círculo cromático é uma boa ferramenta para combinação de cores. Há aplicativos que podem facilitar as suas escolhas. No processo de autoconhecimento sobre a arte de vestir, a análise de coloração pessoal pode ser um excelente recurso para você utilizar as cores.

Cores têm a ver com pessoas, seus humores, suas personalidades, muito mais do que com as tendências. Mas pra quem não abre mão de usar o que está na moda, ficam aqui algumas das principais cores que estão em alta: verde, rosa, amarelo, vermelho e lavanda.

Ficha técnica:

Fotos: Ramon Machado
Produção: Alunos do Curso de Design de Moda da Estácio
Looks: Acervo pessoal
Acessórios: Joias Kether
Beleza: Equipe Jael Pifano

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia