Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

O essencial

Por Ana Paula Calixto

04/06/2021 às 07h00 - Atualizada 02/06/2021 às 18h15

Uma das queixas mais comuns das pessoas quanto à arte de vestir é sobre a falta de criatividade na hora de montar os looks do dia a dia. A dificuldade em montar produções é comum. Começar todo dia do zero pode ser um complicador, realmente, haja criatividade para compor looks diferenciados todos os dias, então o mais rápido, e mais fácil, é sair sempre do mesmo jeito, com as peças de segurança e deixa para ousar outro dia… e assim vem a frustração, a sensação ruim de não estar vestida como realmente queria estar!

Para começar a mudar o jogo o primeiro passo é planejamento, nada de muito elaborado, de técnicas mirabolantes, só mesmo pensar antes de vestir! Ao montar a produção, pensar aonde vai, fazer o quê e como estará a temperatura. Também o seu humor no dia conta muito!

Buscar uma motivação para montar o look pode ser um bom norteador. Comigo funciona assim: se hoje a minha motivação é usar cores, posso pensar num look monocromático ou nas diversas combinações que o círculo cromático me permite; se amanhã a motivação for estampa, já penso o que tenho de peças estampadas, se quero ousar num mix de estampas ou num look total de animal print, e assim vou me motivando e me inspirando na arte de vestir! E consequentemente, lapidando o meu estilo.

Para buscar uma imagem excelente, elegante e delicada, busque distinção com simplicidade, num universo criativo sem pompa e ostentação. Menos é mais, sempre! 60% do nosso armário é composto por peças básicas, vale a pena investir em peças de qualidade e incrementar os looks com acessórios diferenciados. Na hora de ir para as compras, pense primeiro se o seu armário já está equipado com as peças ditas essenciais na moda, ou seja, aquelas peças versáteis que nunca saem de moda e servem bem a praticamente todos os estilos.

As escolhas da arte de vestir no dia a dia fazem parte da tarefa diária de cuidar da autoestima. Um bom exercício é começar a olhar para a gente com mais carinho, mais compaixão. É avaliar, de forma positiva ou negativa, o que você faz de si mesmo em algum grau, a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento sobre si próprio. Ter uma autoestima bem trabalhada é fundamental para o bem-estar mental e físico, já que a aceitação de si mesmo reflete em cada aspecto da sua vida. A questão central é se olhar de verdade, sem se rejeitar, sabendo que você e sua imagem pessoal merecem respeito. Não adianta querer ser outra pessoa. Autoestima você aprende: é a consciência do seu próprio valor, gostando e cuidando cada vez mais de você! A arte de vestir pode ser um grande trunfo para a construção da sua melhor versão.

“Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco – mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino”
Coco Chanel

Peças essenciais

Camisa branca: ostensivamente clássica, sem golas exóticas, bolsos errados, bordados. A camisa branca deve obedecer à sua forma original.

O conteúdo continua após o anúncio

Cardigã: de linha, de lã e de cashmere para os dias mais frios; e linha, algodão ou viscose para o calor.

Camiseta: preta ou branca, a básica t-shirt faz a base para vários looks.

Vestido preto: o uniforme fashion! O pretinho básico salvador de todas as horas. Deve ser pessoal, exclusivo, o seu estilo. Item coringa no armário feminino, garante um look arrumado para qualquer ocasião. Por isso, vale a pena investir um pouco mais no modelo perfeito para o seu corpo – ele vai te tirar do sufoco quando você não souber o que vestir.

Terninho: pode usar de dia e à noite. De preferência sem firulas, com a calça reta.

Blazer: uma peça versátil e atemporal que vai bem em qualquer look, vale investir em um blazer bem cortado num tecido de qualidade. Ter um blazer preto e um azul marinho no seu armário resolve muitos problemas.

Calça jeans: a peça mais curinga e democrática, base para qualquer look em qualquer idade!

Ficha técnica:

Fotos: Felipe Calixto
Beleza: Equipe Jael Pifano

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia